30/07/2010 15h41 - Atualizado em 23/01/2019 13h12

Semana Mundial do Aleitamento Materno: Sesa ressalta benefícios da amamentação com atividades

De domingo (1º) até o próximo sábado (07), será comemorada a 19ª Semana Mundial do Aleitamento Materno em todo o país. Com o tema "Amamente, dê ao seu filho o que há de melhor”, os Hospitais Estaduais Dório Silva, em Serra, e Materno-Infantil, em Vila Velha, promoverão atividades especiais para incentivar a prática da amamentação e informar sobre os benefícios do aleitamento.

O ponto alto da Semana será no próximo sábado (07), quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Prefeitura de Vitória e diversas instituições de saúde participam de evento educativo no Parque da Pedra da Cebola, na Capital, das 08 às 12 horas, onde haverá estandes com material informativo, palestras e apresentações musicais e culturais.

Benefícios

Assessoria de Comunicação/ Sesa

O leite materno é um alimento completo.

A Sesa terá um estande no local, onde disponibilizará cartilhas e fôlderes com informações sobre os benefícios do aleitamento materno. A referência técnica na área da Sesa, Ana Maria Rodrigues de Souza Ferreira, ressalta que a prática é fundamental para a saúde e bem-estar tanto do bebê quanto da mãe e de toda a família, já que a amamentação também tem a função de estreitar os laços entre filhos e pais.

“O leite materno previne diversas infecções no bebê, como diarréias, pneumonias, alergias. Na mãe, previne hemorragias no pós-parto e o câncer de mama. Além disso, a criança bem amamentada tem menos chances de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão arterial e doenças cardíacas, tudo comprovado cientificamente”, afirma.

Segundo Ana Maria, para a Organização Mundial da Saúde um bebê é amamentado adequadamente quando é exclusivamente alimentado com leite materno até o sexto mês de vida. “O leite materno é um alimento completo para esse período”, explica a técnica. A partir daí, a amamentação deve continuar como alimentação complementar, até que a criança complete, no mínimo, dois anos de vida.

Programação

No Hospital Estadual Dório Silva, a programação para as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno terá início nesta segunda-feira (02), a partir das 08 horas com visita ao Banco de Leite Humano da unidade, que foi todo reformado. Em seguida, haverá abertura oficial com autoridades e profissionais do hospital, e um café da manhã.

Nas próximas terça (03), quarta (04) e quinta-feira (05), haverá exibição do filme “Amamentação - Muito mais do que Alimentar a Criança”, que, com meia hora de duração, explica como e por que amamentar e as principais dicas para as mães. O filme será exibido no auditório do hospital para a comunidade, nestes três dias, das 08 às 09 horas.

Já na quarta-feira (04), o corpo clínico e as mães atendidas na Unidade Materno-Infantil do Hospital Estadual Dório Silva terão uma manhã inteira de cuidados. Na Maternidade da unidade, serão oferecidos café da manhã, kits de cuidados com o bebê, palestra, massagem terapêutica, maquiagem, limpeza de pele e ainda uma apresentação de fotos delas com seus bebês.

No Hospital Estadual Infantil de Vila Velha, de segunda a sexta-feira, os profissionais que atuam na unidade participam de exibição de filme sobre amamentação. Além disso, o hospital promove, no próximo dia 14, o IV Curso de Gestantes, destinado às gestantes. O curso vai abordar cuidados e orientações que visam minimizar problemas físicos, estruturais, psicossociais e nutricionais comuns nessa fase, preparando para uma gestação tranqüila.

As vagas são limitadas. Para se inscrever, basta ligar para o telefone 3289-5964 ou 3139-5241. O curso é gratuito e será realizado no auditório do Hospital, que fica localizado na Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard