23/09/2010 19h39 - Atualizado em 21/01/2019 16h14

Seminário discute alternativas para aumentar a produção leiteira na Região Noroeste do Estado

Os pecuaristas de leite da Região Noroeste do Estado irão discutir, nesta sexta-feira (24), como aumentar a produção do setor leiteiro na região. O Seminário Regional de Pecuária de Leite será realizado no Clube Recreativo Cultural das Perobas Antônio Henrique Pereira (TUTI), em Barra de São Francisco, das 9h30 às 14h30. O evento vai apresentar informações sobre as tecnologias para adubação e manejo correto de pastagens, além de incentivar os produtores a aumentar sua produtividade através do melhoramento genético e do acompanhamento dos resultados do rebanho bovino.

O seminário, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) junto à Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, espera receber aproximadamente 250 produtores de leite dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Nova Venécia, Mantenópolis, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.

As palestras vão apresentar o sucesso do trabalho de manejo, irrigação e melhoramento genético do gado com produtores leiteiros de Santa Teresa. Além disso, o seminário pretende instruir os participantes sobre a possibilidade de integração entre lavoura, pecuária e floresta nas propriedades, como alternativa de sustentabilidade para pecuária e para geração de novas fontes de renda para o pecuarista.

“Com a integração entre árvores e pastagens, o produtor pode vender a madeira das árvores quando alcançarem a idade para corte. Enquanto não for possível a comercialização, a árvore serve de sombra para o gado. Além disso, o produtor também pode utilizar espécies frutíferas, em que os frutos podem ser aproveitados para ração animal, para consumo da família ou comercializá-lo no mercado”, afirma a extencionista do Incaper, Alice Cristina Teixeira.

Ela ressalta ainda a importância do melhoramento genético do rebanho e do acompanhamento zootécnico e econômico após a implantação das novas tecnologias para a criação de gado. “O produtor só consegue perceber o aumento de produtividade se acompanhar a pesagem do leite e a quantidade de litros produzidos por cada animal da propriedade por dia”, completa.

O evento também vai mostrar aos agricultores familiares a possibilidade de financiamento para aquisição de touros reprodutores, por meio de linhas de crédito do Governo Federal, que oferecem condições facilitadas. Para o pecuarista saber se a sua propriedade atende os critérios do programa, é preciso procurar o escritório do Incaper do município ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

As inscrições para o Seminário Regional de Pecuária de Leite são gratuitas e devem ser feitas no local do evento.

Programação:

09h30 – Inscrição e Café da Manhã

10h00 – Abertura

10h30 – Palestra: “Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado do Espírito Santo – Pró-Genética”
Roberto Winkler – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)

11h30 – Almoço

12h30 – Palestra: “Projeto Leite com Técnica no Município de Santa Teresa: princípios, resultados e projeções”
Prof. Ismail Ramalho Hadade – IFES/Santa Teresa

13h30 – Palestra: “Integração Lavoura, Pecuária, Floresta – Uma Alternativa de Sustentabilidade para Pecuária”
Ramon Costa Alvarenga – Pesquisador da Embrapa

Informações à imprensa: