Seminário discute Educação Profissional no Espírito Santo
Foi realizado nesta quarta-feira (24), no Pavilhão de Carapina, em Serra, o Seminário de Educação Profissional, dentro da programação da Mostra Interativa ES Mais Profissional, com a presença da subsecretária da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) Adriana Sperandio, do secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli, do representante do Ministério da Educação, Tadeu Santana, entre outros.
Durante o evento, foram realizadas conferências e mesas redondas tratando dos avanços e desenvolvimentos da agricultura, ciência e tecnologia junto à Educação Profissional. O seminário teve o objetivo de debater a realidade da Educação Profissional no Brasil e no Espírito Santo, além da sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.
Fotos: Sedu |
|
Como exemplo de sucesso, foram expostos os trabalhos do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) Vila Pavão, que representou o Brasil no Prêmio Microsoft, na África do Sul, com o projeto “Campo Sustentável”, e da Escola Gomes Cardim, de Vitória, com o projeto “Reaproveitamento Sustentável de Hardware”.
De acordo com a subsecretária Adriana Sperandio, a perspectiva é que o desenvolvimento de qualificação profissional seja cada vez maior no interior do Estado. “As tecnologias de informação estão chegando ao campo e, no Espírito Santo, isso não é diferente. Já existe uma ótima oferta de cursos e mão-de-obra qualificada fora dos centros urbanos. Isso evita o êxodo rural e cria uma melhora de vida para nossos alunos”, afirmou.
O secretário Enio Bergoli afirmou que a expansão de cursos técnicos de nível médio é uma alternativa para o avanço da agricultura. “Levar a Educação Profissional até o campo agrega valor internamente, contribuindo com o desenvolvimento do Espírito Santo. É muito importante que profissionais da agricultura tenham uma capacitação eficaz e estejam adequados para a demanda existente e crescente no interior do Estado.”
Mostra ES Mais Profissional
É uma iniciativa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação (Sedu), Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ciência e Tecnologia (Sect), Desenvolvimento (Sedes), e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
A mostra interativa está levando aos jovens a oportunidade de conhecerem 21 profissões. A programação do evento conta com atividades variadas e dinâmicas, como Túnel e Pirâmide das Profissões; Espaços Interativo, Cultural e das Profissões. Também há exposição de equipamentos de alta tecnologia utilizados nas diversas profissões da indústria.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa