01/09/2010 21h53 - Atualizado em 22/01/2019 13h55

Seminário discute qualidade e sustentabilidade nas obras públicas capixabas

Tendo em vista o ciclo de crescimento econômico do Espírito Santo e as novas exigências que a era da sustentabilidade requer das obras públicas, teve início, na manhã desta quarta-feira (01), o IV Seminário de Obras Públicas do Espírito Santo. O governador Paulo Hartung participou da cerimônia de abertura do evento, promovido pelos sindicatos da construção do Estado – Sinduscon e Sindicopes – e aconteceu no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

Segundo os organizadores, o objetivo do Seminário é trazer ao mercado de obras públicas a inovação e as informações que se encontram em discussão no cenário nacional do setor de construção, e que interferem diretamente no dia a dia das empresas capixabas e nos negócios por elas gerados.

 



O governador Paulo Hartung afirmou que irá deixar uma casa organizada para o próximo governador, com recursos em caixa e projetos em todas as áreas. “Tudo indica que o próximo orçamento irá reservar R$ 1 bilhão para investimentos. Além desse volume extraordinário de investimentos, existe um conjunto de inaugurações previstas para o ano que vem, como o Cais das Artes, o Novo Hospital São Lucas, o Novo Hospital Dório Silva, 61 novas escolas de Ensino Médio e 66 unidades de saúde, entre outras obras”, ressaltou.

Hartung destacou que o Espírito Santo é hoje um verdadeiro canteiro de obras e citou como exemplos a Rodovia Leste-Oeste, que liga os municípios de Cariacica e Vila Velha; o Viaduto na saída da Terceira Ponte, em Vila Velha; e o Novo Estádio Estadual Kléber Andrade. “Além de todas essas obras, vamos deixar uma coisa que também tem muito valor, que são os projetos de engenharia, como o de Mobilidade Urbana e o do Túnel que vai fazer a ligação entre Vitória e Vila Velha”, pontuou.


 O governador lembrou que ainda existem muitos gargalos de infraestrutura no Estado, como o aeroporto de Vitória e a duplicação da BR 101 e da BR 262. Hartung enfatizou que o país inteiro sofre com problemas semelhantes, causados em grande parte pela falta de planejamento. “O Brasil abandonou, ao longo dos anos, sua engenharia e deixou de lado o planejamento. Perdemos muito tempo, mas o que importa agora é que busquemos as soluções”, reforçou.


O secretário dos Transportes e Obras Públicas em exercício, Valdir Uliana, também participou do evento, que contou com empresários e alunos da área de construção. Uliana fez parte da mesa que debateu mobilidade urbana e crescimento sustentável das cidades, respondendo a questionamentos dos participantes.


“Estamos vivendo um novo momento. Hoje, além de qualidade e preços justos, as obras públicas também exigem sustentabilidade e baixo índice de impacto na mobilidade durante a execução. Todas as obras do Governo são amplamente planejadas prevendo estes impactos, e as empresas do setor de construção têm se adequado às exigências”, disse Uliana.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: 27 – 9941 3723
Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas
Adriano Pimenta
(27) 9728-0746 - 3636-9617
adriano.pimenta@setop.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard