24/07/2017 16h52

Seminário em Anchieta discute o legado cultural dos jesuítas

Foto: Divulgação/Secult

Para aprofundar o conhecimento sobre o legado produzido pelos Jesuítas para o patrimônio nacional, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Companhia de Jesus lançam o "Seminário Jesuítas no Brasil: Legado para o Patrimônio Histórico".  

 

O evento será realizado até o próximo dia 04, no Santuário Nacional  de São José de Anchieta. Além disso, haverá visita guiada nos monumentos históricos jesuítas localizados na Serra e em Guarapari. As inscrições são gratuitas podem ser feitas até quarta-feira (26), pelo e-mail contato@santuariodeanchieta.com

 

O evento propõe a apresentação, o debate e intercâmbio de experiências de sete estados brasileiros proporcionando reflexões sobre a influência dos jesuítas na fundação das cidades, igrejas e escolas, e na importância de perpetuar essa memória. O encontro também faz parte das comemorações dos 80 anos de criação do Iphan – autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Cultura – responsável pela preservação do acervo patrimonial material e imaterial do país.

 

Programação

A programação vai contar com debates, palestras e diversas atrações culturais. Após a abertura, será realizada missa em homenagem a Santo Inácio de Loyola, na próxima segunda-feira (31). Já terça (1º) e quarta-feira (02), acontecem as conferências sobre a presença dos jesuítas nos Estados. Na quinta (03), serão apresentados projetos acadêmicos de pesquisa sobre o patrimônio jesuíta e, no período da tarde, os participantes realizam visita à Igreja Nossa Senhora de Assunção. No último dia do evento, sexta-feira (04), as atividades ocorrem em Guarapari e Serra, com visitas às Igrejas de Nossa Senhora da Conceição e de Reis Magos, respectivamente.

 

Estão convidados a participar gestores de bens jesuítas tombados; agentes públicos envolvidos com a preservação do patrimônio; representantes da sociedade civil com interface na atuação jesuíta; profissionais e técnicos da área de patrimônio cultural; sociedade acadêmica envolvida com o tema de patrimônio cultural; estudantes universitários e público da região.

 

Patrimônio

No Estado, são quatro os bens de origem jesuíticos considerados Patrimônio Nacional: a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e Residência, em Anchieta; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari; a Igreja dos Reis Magos e Residência, na Serra, e a Igreja da Ajuda, em Viana. O local do seminário, a cidade de Anchieta, foi fundado por São José de Anchieta, em 1569, como o povoado de Reritiba, e foi para onde o jesuíta retirou-se, em 1595, permanecendo até seu falecimento, em 9 de junho de 1597.

 

Clique aqui e confira a programação

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard