Seminário Estadual traz histórias de usuários de drogas para o debate. Evento acontece nesta sexta (08)
Dois usuários da rede de acolhida a pessoas em drogadição contam suas histórias de vida e de superação nesta sexta-feira (08), durante o Seminário Estadual de “Política sobre Drogas em Debate”. O encontro será das 08h30 às 17h, no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, tendo como tema “As múltiplas faces da Política sobre Drogas no Espírito Santo: resultados possíveis e viáveis”.
Mais de 200 pessoas já confirmaram presença no evento. A atividade é da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad). E ainda conta com o apoio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes).
Participação
O público-alvo do seminário são profissionais, estudantes lideranças religiosas, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e usuários dos serviços relacionados ao tratamento do uso de substâncias psicoativas.
Tem como objetivos envolver a sociedade capixaba na discussão da temática sobre drogas, promover a crescente mobilização e o engajamento da população na busca por soluções e incentivar a interação em todas as políticas públicas.
Seminário
Sob a luz do tema “As Múltiplas Faces da Política sobre Drogas no Espírito Santo: resultados possíveis e viáveis”, os debates pretendem dar visibilidade às ações desenvolvidas nas áreas da educação, saúde, segurança pública, trabalho, reinserção social, redução de danos sociais à saúde, numa perspectiva intersetorial.
Pela manhã, durante o evento, acontece a conferência “Uma política sobre drogas baseada em evidências: direitos humanos e saúde pública”, entre 9h e 11h, seguida de debate, e com a presença dos conferencistas Rita de Cássia Cavalcante Lima e Domiciano José Ribeiro Siqueira.
Dois painéis estão previstos para a parte da tarde. O primeiro, “Uma rede disponível e acessível”, começa às 13 horas; enquanto o segundo está marcado para começar às 15h, com o tema “Por onde andei... Entre ruas, serviços, instituições, ‘cracolândias’ e as experiências de vida”. Os dois espaços seguidos de debate.
Programação
08h30 - Credenciamento
09h - Abertura
09h às 11h - Conferência: Uma Política sobre drogas baseada em evidências: direitos humanos e saúde pública”. Conferencistas: Rita de Cássia Cavalcante Lima e Domiciano José Ribeiro Siqueira. Coordenadora: Fabíola Xavier Leal
11h - Debate
12h - Almoço
13h - Apresentação cultural
13h30 - Painel 1: “Uma Rede Disponível e Acessível”. Participação de Dirlene Loureiro Miguel Lima (CAPSi Serra), Maria Anita Falcão de Oliveira (Consultório na Rua), Luizane Guedes Matheus (Creas Centro de Vitória) e Gilson Giuberti Filho (subsecretário estadual de Políticas sobre Drogas). Coordenador: Lutz Franthesco da Silva Rocha
14h30 - Debate
15h às 16h - Painel 2: “Por Onde Andei... entre ruas, serviços, instituições, ‘cracolândias’ e as experiências de vida”. Participação de Ethienne Dias Afonso (Projeto Capoeira Cidadã), Marlos Rangel e Paulo Augusto Costa (usuários do Caps Ad Vitória), Mônica Tessarolo (Grupo de Família), Carolina Júlia Pinto dos Santos (experiência de prevenção na Escola). Coordenadora: Andrea Campos Romanholi.
16h - Debate
17h - Encerramento
Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br
Texto Lavinia Martins