09/03/2022 16h44

SEP destaca investimentos do Governo do Estado em Vila Velha

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Gilson Daniel, destacou, na manhã desta quarta-feira (09), durante pronunciamento na Câmara de Vereadores de Vila Velha, os importantes investimentos que o Governo do Estado tem realizado para fazer o Espírito Santo avançar. Ele citou que administração estadual tem investido de forma direta R$ 1 bilhão no município canela-verde, além de outros recursos na operação de crédito aplicados em obras de saneamento, por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, o presidente da Casa, Bruno Lorenzutti, assim como os vereadores Sabrina Leonel, Joel Rangel, Flavio Pires, Osvaldo Maturano, Rogério Cardoso e Devanir Ferreira destacaram o fato de o Governo, com as contas saneadas, ter visão municipalista e promover o desenvolvimento integrado do Estado, estimulando o crescimento de suas cidades.

Políticas públicas

O secretário Gilson Daniel também reforçou a importância de se discutir o pacto federativo, lembrando que mais de 50% dos recursos arrecadados permanecem em poder da União, sendo, aproximadamente, 30% com os Estados e menos de 20% com os municípios. “É nos municípios que as pessoas moram e, por isso, no Governo Renato Casagrande, a gente vem investindo com maior velocidade em políticas públicas que favoreçam a população nas cidades capixabas”, argumentou.

Em Vila Velha, especialmente, o secretário disse que o Governo Estadual, que trabalha em parceria com a prefeitura, realiza o maior volume de investimento da história da cidade. “Aplicamos R$ 1 bilhão em obras que impactam diretamente na vida das pessoas, com recursos do Governo”, frisou.

Gilson Daniel citou, entre os investimentos, obras de macrodrenagem que vêm sendo feitas e que já estão planejadas para eliminar o problema de alagamento em várias áreas da cidade, além de destacar a pavimentação de vias, a reforma e ampliação de escolas; e os investimentos em saúde e em tecnologia, na área da educação.

Entre os vários projetos previstos para serem executados, estão a construção de dois viadutos na interseção da Rodovia Leste-Oeste com a ES-060 (Darly Santos); a instalação de estações de bombeamento de águas pluviais Bigossi, Pontal das Garças e Itapoã; o desassoreamento dos canais Aribiri e Guaranhus; e a construção de galeria nos bairros Nova Itaparica e Jockey de Itaparica.

O titular da SEP também falou sobre o Fundo Cidades, por meio do qual, com repasses fundo a fundo, o Governo está beneficiando os municípios. Somente para a elaboração das carteiras de projetos estruturantes, as prefeituras capixabas estão recebendo até R$ 500 mil. No total, incluindo recursos para investimentos, mais de R$ 400 milhões já foram liberados.

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz