Servidora há mais de 20 anos é conhecida pelo amor em ajudar ao próximo
"Recolhemos, junto com o Corpo de Bombeiros, alimentos como trigo, arroz e também roupas. Daqui a gente mandava pra São Paulo e de lá enviavam para as pessoas", lembra com orgulho.
Ela também participou da ajuda humanitária durante a enchente em Santa Teresa, ocorrida em 2000. "Nós levamos colchões para lá porque as pessoas estavam dormindo no chão frio, sem nada. Levaram de helicóptero. Aquilo me chocou muito", desabafa.
Os grandes atos de solidariedade não foram isolados. Como servidora no Palácio Anchieta, Neuzinha realizava um trabalho social no interior do Espírito Santo, onde ajudava pessoas a providenciarem documentos como certidões de nascimento, de casamento e carteira de identidade.
"Eu coordenava os grupos e a gente atendia as pessoas carentes que não tinham CPF nem identidade. A gente orientava essas pessoas e levava até elas o direito à cidadania. Implantamos esse trabalho em vários municípios e eles permanecem até hoje", conta.
Neuzinha também faz parte do Sindicato dos Servidores, é membro do Comitê do Natal Sem Fome, idealizado pelo sociólogo Betinho, e ajuda a recolher cestas básicas para as entidades que mais necessitam de apoio.
Ajuda também na secretaria
Na Secretaria de Agricultura, ela é a responsável por organizar e guardar todos os documentos. Valoriza a função e mostrar, com orgulho, as estantes de documentos muito bem organizadas, espalhadas por duas salas.
Além de organizar os documentos, a servidora também organiza a ajuda entre os colegas de secretária, como na vez que uma colega grávida não tinha condições de comprar o colchão para o filho. "Nossos colegas da Seag se uniram e fizemos o quarto do bebê", conta.
Outro momento que retrata bem a disposição dela em ajudar as pessoas foi o caso de uma servidora da secretaria cujo marido estava sem trabalhar por conta de um acidente.
“Eu saí daqui, de porta em porta na secretaria, e a gente conseguiu levar alimentos para essa família por 3 meses. É resultado do meu trabalho e de meus colegas, que sempre nos ajuda".
Como guardiã dos documentos da secretaria, Neuzinha também ajuda na aposentadoria dos colegas. "Eu mexo também com documentos antigos. Há pouco tempo peguei um processo de um amigo que vai se aposentar. Para isso, ele precisa do meu trabalho. Aqui tem arquivos até da década de 60", diz.
Mas a aposentadoria dela mesma, apesar de já poder ser realizada, ainda está distante, como conta. "Eu tenho muito a fazer ainda. Aqui dentro, se tiver alguém que precise de alguma coisa, a gente ajuda".
Informações à imprensa
Gerência de Comunicação – Seag
Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira
(27) 3636-3700