03/12/2010 18h30 - Atualizado em 15/01/2019 15h39

Servidores do Rio de Janeiro visitam e aprovam sistema penitenciário capixaba

Três inspetores penitenciários visitaram quatro unidades prisionais do Espírito Santo durante esta semana. César Dória, Roberto Corrêa e Gustavo Jacob, que atuam na Penitenciária de Segurança Máxima Jonas Lopes de Carvalho (Bangu IV), se interessaram pelo sistema prisional capixaba depois de ouvirem notícias sobre os projetos de ressocialização aqui implantados.

“Estávamos na internet procurando por boas ideias para implantarmos na nossa unidade e vimos ótimos trabalhos sendo realizados aqui no Estado. Liguei para a (Diretoria de) Ressocialização e perguntei se poderia conhecer de perto o trabalho”, relata Jacob. A equipe passou pelas Penitenciárias de Segurança Média II e Máxima I, pela Penitenciária Agrícola do Espírito Santo e pelo Centro de Detenção Provisória de Viana II.

“Descobri que temos espaço de sobra para trabalhar com ressocialização, principalmente por meio do trabalho. Gostei muito da ideia de fazer parceria com as empresas e qualificar a mão de obra dos presos”, elogia Dória. A estrutura da unidade também surpreendeu. “Esperávamos encontrar unidades no padrão do que víamos no Rio, mas o que encontramos aqui foi um padrão internacional de qualidade”, revela Corrêa.
 
Para a diretora de Ressocialização do Sistema Penal, Quésia da Cunha Oliveira, o mais importante da visita é a troca de informações e experiências. “Precisamos uniformizar o tratamento penal no Brasil e o sistema só se tornará melhor por meio da soma de esforços. Fico feliz que o Espírito Santo seja, hoje, referência para outros Estados”, enfatiza a diretora. 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard