18/10/2010 23h00 - Atualizado em 21/01/2019 12h10

Sesa apresenta ações educativas e de sustentabilidade durante Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Divulgação da campanha da dengue, apresentação do projeto de construção sustentável do novo Hospital Dório Silva, coleta de sangue e cadastramento de medula óssea. Essas são algumas das ações que serão levadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) à 5ª Mostra de Ciência e Inovação, durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que será aberta nesta terça-feira, às 18h30, no Sesi de Jardim da Penha.

Como o tema proposto esse ano para o evento, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, um dos destaques do estande da Sesa será a apresentação do projeto de construção do novo Hospital Dório Silva, em Serra, inserido no conceito ecologicamente correto que visa o consumo racional dos recursos naturais.

Quem visitar o estande poderá assistir a um vídeo animado (maquete eletrônica) que mostrará a tecnologia utilizada na construção, com aproveitamento de energia solar para aquecimento de água; de águas pluviais para irrigação, em bacias sanitárias e para lavagem de piso; e de gás natural, que trará eficiência e baixo custo ao sistema elétrico misto da unidade.

Outro destaque será a apresentação da campanha da dengue, com distribuição de panfletos e cartões que orientam de modo organizado e simples o tratamento e os cuidados que devem ser adotados pelos doentes, bem como a prevenção da dengue.

“Como o evento recebe muitos estudantes, essa será uma grande oportunidade de divulgação da campanha da dengue na comunidade”, destaca a chefe do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Sesa, Solange Loss Corradi. Os estudantes poderão ainda manusear um microscópio que mostra a evolução da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

No ambiente externo da Mostra, será exposto um veículo de aspersão de inseticida UBV. Nessa área, os visitantes do evento terão ainda a chance de doarem sangue e fazerem o cadastramento de medula óssea. A unidade móvel do Hemocentro da Sesa estará no local de quarta (20) a sexta-feira (22), das 8 às 16 horas.

Para ser um doador voluntário de sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.


Serviço
5ª Mostra de Ciência e Inovação
Data: 20 a 22 de outubro, das 9 às 20 horas
Local: SESI de Jardim da Penha



Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard