01/07/2019 18h27

Sesa apresenta Fundação aos diretores hospitalares da Rede Estadual

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, reuniu na última sexta-feira (28), diretores dos hospitais estaduais para a apresentação da Fundação Estatal de Saúde. Até o final deste ano, ela passar a gerir as unidades hospitalares da Rede. O projeto de lei para a criação da Fundação será encaminhado à Assembleia Legislativa nos próximos dias.

Com o objetivo de discutir a lei da criação e apresentação, além de tirar dúvidas dos diretores sobre a Fundação, o secretário pontuou também as vantagens da estatal.

“A Fundação será responsável por gerir os hospitais e trará vantagens, como por exemplo, no procedimento de compras de insumos, que será centralizado. Vamos poder ganhar em escala e estabilidade”, lembrou o secretário, que assinalou vantagens também como a estabilidade nos tipos de empregados celetistas e do apoio que terá do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para que passem a ser hospitais de ensino.

Durante a reunião, o secretário falou também da proposta de se estabelecer um colegiado de diretores hospitalares que se reunirá a cada 15 dias. “Teremos uma agenda que estará vinculada a um conjunto de medidas de economia, para poder alcançar a meta de ajuste fiscal e ao processo de preparação e implantação das mudanças do modelo de assistência e preparação para a migração da Fundação”, explicou.

Ao final, Nésio Fernandes agradeceu a presença dos diretores e se mostrou satisfeito. “Vamos criando um grau de amadurecimento com os diretores e construir um grupo de agenda para discutir a Fundação com os trabalhadores”, disse.

Estiveram presentes representantes da direção dos hospitais estaduais Infantil de Vitória, do Hospital Estadual Central, de Vitória; Hospital Dório Silva, da Serra; Infantil, Antonio Bezerra de Faria, Estadual, Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo, em Vila Velha; Pedro Fontes e Atenção Clínica, de Cariacica; Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos, em  Cachoeiro de Itapemirim; Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro, em  Jerônimo Monteiro; São José do Calçado, em São José do Calçado; Dra. Rita de Cássia, de Barra de São Francisco; Roberto Arnizaut Silvares, de São Mateus; João dos Santos Neves, Baixo Guandu e Silvio Avidos, em Colatina.

Também estiveram no encontro funcionários do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), subsecretários de Estado da Saúde e o superintendente da região sul e servidores da Sesa.

Novidades para trazer resultados no atendimento na rede pública

Em reunião com diretores hospitalares, diretores administrativos e representantes da área técnica dos hospitais estaduais, na última terça-feira (25), no auditório da Sesa Enseada, o subsecretário de assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro Santos, apresentou as novidades que darão resolutividade ao atendimento na rede pública estadual.

“É uma mudança de cultura também. As novidades trarão uma capacidade de gestão muito maior ao que temos hoje”, disse Santos.

Um dos pontos de pauta foi o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). A diretora geral, Quelen Tanize Alves, falou da importância da criação do ICEPi. “Um marco muito importante dentro do Espírito Santo, de ordenar a formação dos recursos humanos, desenvolver e incrementar ciência, tecnologia e inovação em saúde”.

Além do ICEPi, foram abordadas também novidades para a área de Tecnologia da Informação, com informatização da rede; da criação do documento “Cadeia de Valor” e dos cursos que serão ofertados, como de Planisa e de Medicina Hospitalar.

Informações à imprensa:
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro