19/10/2010 22h30 - Atualizado em 21/01/2019 12h05

Sesa assina convênio com a UVV para realização de estágio de alunos de Medicina em hospitais estaduais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou, na manhã desta terça-feira (19), um convênio com o Centro Universitário Vila Velha (UVV) que possibilitará que alunos do curso de Medicina da instituição realizem estágio curricular obrigatório em regime de internato nos hospitais estaduais Antônio Bezerra de Faria, Materno-Infantil de Vila Velha (Himaba) e Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac).

Cerca de 290 alunos dos dois últimos anos da faculdade de Medicina serão beneficiados com o convênio, assinado pelo secretário de Saúde Anselmo Tozi, pelo presidente da mantenedora da UVV, José Luiz Dantas, e os diretores de hospitais.

Durante o internato, com duração de 56 horas semanais, divididos em dois turnos, os alunos realizarão estágios nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Geral, Clínica Pediátrica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva, Urgência e Emergência, Trauma, UTI Neonatal e Ambulatório Especializado.   

O reitor da UVV, Manoel Ciciliano Salles de Almeida, destacou a importância da parceria com a Sesa na preparação dos estudantes para o atendimento médico em instituições de saúde pública, que possuem um público bastante variado.

O secretário Anselmo Tozi apresentou um panorama da saúde estadual e os inúmeros investimentos que o Governo do Estado vem fazendo nos hospitais estaduais, filantrópicos e na atenção primária.
Ao final de sua palestra, recebeu das mãos do presidente da mantenedora da UVV, José Luiz Dantas, o título de Professor Honoris Causa.

Estiveram ainda presentes no evento os secretários municipais de Saúde de Vila Velha, Joanna De Jaegher, e de Cariacica, Carlos Roberto Rafael, diretores dos hospitais e professores do curso.

A UVV é uma das 30 instituições de ensino de nível técnico e superior capixabas que possuem convênio com a Sesa para realização de estágio em suas unidades hospitalares e órgãos de saúde. A Secretaria oferece cerca de 1,7 mil vagas anuais de estágio supervisionado obrigatório, visando à complementação do ensino e aprendizagem.

O estágio em regime de internato, voltado para alunos de Medicina, já é realizado com estudantes das instituições Univix, no Hospital Estadual Dório Silva, em Serra, e da Unesc, no Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina. Todos são supervisionados nas unidades por um professor. O internato é sempre realizado nos dois últimos anos do curso de Medicina.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard