05/12/2016 17h32

Sesa conclui ciclo de reuniões com prefeitos eleitos e reeleitos

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) encerrou nesta segunda-feira (05) o ciclo de reuniões com os prefeitos capixabas eleitos e reeleitos sobre o projeto de reorganização da rede de atenção à saúde. Participaram deste último encontro os prefeitos de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira (Juninho); e de Vila Velha, Max Filho. O município de Serra foi representado pela secretária interina de saúde, Cristiane Stem; e Vitória pelo vice-prefeito eleito, Sérgio Sá.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, apresentou o projeto do governo estadual para a área da saúde com o objetivo de dar conhecimento aos prefeitos que vão tomar posse em janeiro e firmar com eles a parceria necessária para que o que está sendo planejado realmente aconteça. O objetivo do projeto é que os serviços de saúde estejam mais próximos dos locais de moradia do cidadão.

A regionalização da rede de atendimento e da gestão dos serviços de saúde vem sendo pensada desde o início da administração, no ano passado. A saúde foi colocada como prioridade e a Sesa vem discutindo com os municípios capixabas a reorganização do modelo de atenção à saúde. Na reunião com os prefeitos, o secretário Ricardo de Oliveira também apresentou o modelo de gestão e assistência em saúde que terá início com a inauguração da Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, o Cuidar Norte.

O prefeito eleito de Vila Velha, Max Filho, declarou que qualquer ação que tenha como objetivo melhorar o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) é bem-vinda. Para ele, o primeiro passo deve ser a orientação social, ou seja, informar ao cidadão quais serviços devem ser oferecidos nas unidades de atendimento municipais e estaduais, como os serviços operam e quem são os responsáveis. Isso iria organizar melhor o atendimento e orientar o usuário. “O povo vai buscar atendimento onde tem serviço, seja ele municipal ou estadual. Cabem aos governos o ordenamento e a informação para que o atendimento seja feito com qualidade e resolutividade.”

O encontro com os gestores municipais fez parte da programação do Seminário Regional de Planejamento em Saúde 2017-2020, realizado também na Região Norte, no dia 03 de novembro; na Região Sul, no dia 08; na Região Metropolitana, no dia 22; e na Região Central, no dia 30 de novembro.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges