Sesa e Defensoria utilizarão nova ferramenta para reduzir judicialização
Uma ferramenta on-line vai possibilitar o diálogo imediato entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Defensoria Pública do Estado, sobre os pacientes e os serviços de saúde pública solicitados por meio do judiciário. Para dar início a utilização da nova ferramenta, denominada Sistema PES (Procedimentos Extrajudiciais de Saúde), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, assinou, nesta segunda-feira (23), o convênio de cooperação técnica junto a Defensoria.
O convênio tem como objetivo a resolução extrajudicial das demandas por saúde pública, dar celeridade na prestação da assistência jurídica integral e gratuita à população e evitar judicializações desnecessárias. O Sistema PES vai permitir melhor avaliação das demandas que chegam à Defensoria Pública antes do ingresso da ação judicial. E agora, todo o processo será feito eletronicamente, dispensando o envio de ofícios em papel.
O sistema será utilizado inicialmente pela Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (GEAF) da Secretaria de Estado da Saúde, para atender as demandas de solicitação de medicamentos. Ao longo do ano, será disponibilizado para atender os demais serviços, como consultas, exames e internações.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776