18/11/2010 23h52 - Atualizado em 16/01/2019 12h45

Sesa participa de inauguração da Fazenda Esperança em Alegre nesta sexta (19)

Será inaugurada, nesta sexta-feira (19), às 10h30, a primeira unidade da Comunidade Terapêutica Fazenda Esperança do Espírito Santo, construída em um terreno adquirido com recursos repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no valor de R$ 1,3 milhão. O estabelecimento, que fica a um quilômetro da entrada principal do município de Alegre, na Região Sul, é especializado na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas.

A solenidade contará com a presença de um dos subsecretários de Estado da Saúde, Anselmo Dantas, do superintendente de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Jathir Moreira e da coordenadora do Programa de Saúde Mental da Sesa, Inêz Torres.

A Fazenda Esperança será administrada pela Igreja Católica e terá capacidade para atender até 90 usuários por mês. Cada paciente pode ser internado por até 12 meses, período em que viverão em comunidade, participando de atividades terapêuticas e de oficinas para produção de material gráfico, como agendas, revistas e livros, que serão vendidos no local.

A unidade em Alegre é feminina e ocupará um terreno de dez alqueires. O local possui casas, curral e cabeças de gado, além de Mata Atlântica preservada e cortada por um riacho.

A rede comunitária de saúde mental, álcool e outras drogas do Espírito Santo é composta por serviços governamentais e não governamentais. A Fazenda Esperança é um modelo de comunidade terapêutica não governamental que se distingue por ofertar serviços de reabilitação com moradia a usuários que sofrem risco de morte.

O repasse da verba para a aquisição do terreno pelo Governo do Estado é considerado mais um dos investimentos realizados para a ampliação da rede de saúde mental, que receberá o reforço de 15 Centros de Tratamento ao Toxicômano (CTTs) a um valor de aproximadamente R$ 15 milhões.

A Fazenda da Esperança conta atualmente com 46 unidades no Brasil e 14 no Exterior. Em 25 anos de funcionamento, já atendeu a aproximadamente 15 mil jovens, 2,5 mil somente no ano passado. As unidades são especializadas na recuperação de dependentes químicos.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard