12/11/2010 23h57 - Atualizado em 18/01/2019 15h13

Sesa promove curso de educação em saúde para combater a dengue

O combate à dengue é o foco central da Oficina de Mobilização e Educação em Saúde que a equipe do Programa de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai promover, entre as próximas terça (16) e quinta-feira (18), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra.

Técnicos de 27 municípios que atuam nas Secretarias Municipais e Superintendências Regionais de Saúde participarão da capacitação. O curso faz parte da metodologia de mobilização “Comunicação para Impacto Comportamental” (Combi), realizado pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social da Vigilância Ambiental, da Sesa.

A capacitação objetiva dar continuidade ao trabalho de estruturação de educação em saúde no Estado. Serão discutidos os desafios da dengue no Estado, técnicas de comunicação e mobilização social, princípios de investigação, atividades educacionais, dentre outros que contribuem para o controle da doença.

Num dos momentos da oficina, os participantes, por meio de dados que responderão previamente em um questionário, identificarão os principais criadouros nos seus municípios e as possíveis mudanças de comportamento necessárias para seu controle.

O resultado da oficina será a elaboração, por cada participante, de um plano de comunicação e mobilização social, com ações para o enfrentamento da doença nos municípios.

Esse ano, os principais depósitos encontrados no Espírito Santo para a proliferação do mosquito foram, na ordem, os objetos inservíveis (ex: pneus velhos, copos plásticos, tampinhas de garrafas), reservatórios de água e vasos de plantas. A maioria dos focos, cerca de 90%, ainda está presente nas residências.

A Sesa realiza intensos trabalhos direcionados ao controle da dengue no Estado, como: capacitação de médicos estaduais e municipais; prestação de assessorias técnicas em locais com mais casos da moléstia; disponibilização de equipamentos e insumos para controle do mosquito adulto; além de fornecimento de materiais educativos para trabalhos de conscientização social.

Esses trabalhos devem ser complementados com ações executadas pelos municípios. Apesar dos trabalhos de combate ao vetor, realizados pelas esferas municipais, estaduais e federais, as ações de combate ao mosquito estão intrinsecamente ligadas à mobilização da população.

A oficina é uma estratégia para ensinar aos municípios como trabalhar em cada bairro e de acordo com a problemática local, oferecendo alternativas viáveis aos desafios para o controle da doença.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Alessandra Fornazier