11/11/2010 00h50 - Atualizado em 18/01/2019 15h23

Sesa promove reunião para organizar atendimento para trauma, infarto e AVC

Nesta quinta-feira (11), às 8 horas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove uma reunião para discutir melhorias na organização do atendimento da Rede de Urgência e Emergência do Espírito Santo.  Participam do evento os secretários municipais da Saúde da Região Metropolitana da Grande Vitória, diretores de pronto-atendimentos, de hospitais da rede pública e filantrópica, representantes do Conselho Regional de Medicina e de Enfermagem, do Ministério Público e de Sociedades Científicas.

Entre as frentes de trabalho do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência está a criação de protocolos e fluxos de atendimento para o infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e diferentes tipos de trauma, demandas que são responsáveis por 60% dos atendimentos nos serviços de saúde de urgência e emergência.

Segundo o subsecretário de Gerenciamento de Projetos, Silvio Machado, serão definidos protocolos de atendimento, normas técnicas e pactuadas as responsabilidades para cada ponto de atenção. “Queremos que o atendimento, desde o pré-hospitalar até o mais complexo, aconteça com qualidade, no local certo de atenção e no menor tempo possível”, destaca.

Um dos pontos a serem discutidos durante o fórum é o perfil de atendimento dos Pronto-socorros e Pronto-Atendimentos e a elaboração de fluxos, rotinas e normas que contribuam para a organização do atendimento nesses locais

Outro ponto importante está relacionado às solicitações de leitos à Central de Regulação de Internação de Urgência (CRIU), que terão regras melhor definidas, que possibilitem uma qualificação das informações e atualização imediata para a Central nos casos de mudanças no quadro do paciente.

As melhorias sugeridas pela Sesa prevêem também o planejamento de um curso de qualificação de manejo clínico para médicos que atuam nos Pronto-Atendimentos e Pronto-Socorros. A reunião será ainda uma oportunidade de planejar o atendimento para o final de semana e o feriado desta segunda-feira (15).

De acordo com Silvio, como resultado deste encontro, será elaborado um termo de compromisso com todas as regras pactuadas entre os atores envolvidos nesse processo, que deverá ser assinado posteriormente por todos os responsáveis pelas diversas instituições que compõem o sistema de saúde que atendem as urgências e emergências na rede pública e divulgado para a população.

Reunião do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência
Dia: Quinta-feira (11), de 8 às 12 horas