28/08/2017 15h33

Sesa realiza ação do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital da Polícia Militar (HPM), vai realizar ações de prevenção e combate ao tabagismo, com distribuição de panfletos e busca ativa de fumantes no hospital e região (Bento Ferreira, Vitória), até a próxima sexta-feira (1º de setembro).

 

Segundo a referência técnica em tabagismo da Sesa, Kátia Guerzet Teixeira, houve redução na prevalência do tabagismo devido ao fortalecimento das ações do programa, com divulgação dos malefícios do tabaco, por meio das campanhas educativas.

 

Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2016 mostram que o Brasil tem 10,2% de fumantes entre a população maior de 18 anos. Em Vitória, a prevalência de fumantes a partir desta idade é de 7,8%. O percentual diminuiu em relação a 2015, quando o Brasil tinha 10,4% de fumantes acima dos 18 anos. Em Vitória, o percentual era de 7,9%.

 

Katia destacou que os programas de prevenção da iniciação ao tabagismo acontecem em datas pontuais: 31 de maio (Dia Mundial de Combate ao Fumo) e 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo), além das ações que estimulam a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e a cessação do tabagismo, oferecendo tratamento para quem deseja parar de fumar.

 

Ela explicou que muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco (cigarros, charutos, narguilé) causam cerca de 50 doenças diferentes, como doenças cardiovasculares, câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

 

“As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, e o câncer de pulmão, a primeira causa de morte por câncer. O tabagismo ainda pode causar impotência no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais e úlcera do aparelho digestivo”, disse.

 

Os fumantes que querem largar o vício devem procurar uma unidade de saúde, onde será oferecida a assistência necessária.

 

Dados

- Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2016: 10,2% de fumantes entre a população maior de 18 anos no Brasil. Em Vitória, a prevalência de fumantes a partir desta idade é de 7,8%. Em 2015: 10,4% de fumantes acima dos 18 anos no Brasil. Em Vitória, o percentual era de 7,9%.

 

- Em 2011, o tabagismo foi responsável por 147.072 óbitos, 157.126 infartos agudos do miocárdio, 75.663 acidentes vasculares cerebrais e 63.753 diagnósticos de câncer.

 

- Em 2012, o câncer de pulmão, tipo de câncer mais fortemente associado ao tabagismo, foi a principal causa de morte por câncer entre homens e a segunda entre mulheres. Dos 27 mil óbitos por câncer de pulmão em 2011, o tabagismo respondeu por quase 22 mil óbitos por essa doença (81% no Brasil).

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard