Sesa realiza encontro com gestores para discutir Plano Estadual de Saúde
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Transparência da Saúde (SSEPLANTS), realizou, nessa quarta-feira (17), no auditório da Sesa Enseada, em Vitória, uma reunião ampliada para a apresentação das diretrizes, objetivos e metas do Plano Estadual de Saúde (PES), referente ao quadriênio de 2024 - 2027.
O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto; do subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias da Silva; do subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Érico Sangiorgio; do subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, do diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro, além de representantes das áreas técnicas da Saúde.
O objetivo do encontro foi apresentar ao corpo técnico da Sesa uma prévia das metas do Plano Estadual de Saúde, além de registrar contribuições, por meio de formulário próprio de cada área técnica. Também visou aprimorar a compreensão institucional de que uma meta se traduz em um compromisso de entrega cumprindo resultados, além de reforçar o processo de monitoramento e avaliação do PES.
Na oportunidade, foi apresentada uma seleção de metas estratégicas para promover o debate e traduzir as agendas de trabalho estruturantes da Sesa para os próximos 04 anos. A expectativa é de que o produto final de todo esse processo fique pronto em julho, após alinhamento com o relatório final da Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no fim deste mês de maio.
O secretário Miguel Paulo Duarte Neto ressaltou que existem políticas que precisam ser incrementadas no PES, devido à grande demanda da sociedade. “Atualmente, nós temos políticas que precisam ser incrementadas devido à grande demanda da sociedade. Podemos falar da atenção psicossocial, uma das áreas que estamos bastante empenhados em melhorar e desenvolver, além da questão da neuropediatria e dos pacientes que tem hoje pressionado o sistema por alguma patologia e que precisam de atenção”, salientou.
“Também temos desafios financeiros e, ao mesmo tempo, uma política voltada para o aumento da quantidade de cirurgias eletivas. Portanto, precisamos realmente nos empenhar para que esse processo se transforme em resultados positivos para a população”, complementou o secretário.
A gerente de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional, Luana Cruz Freire, destacou a importância do processo de elaboração do PES.
“O planejamento em saúde além de ter um caráter eminentemente técnico e político, precisa contemplar a escuta dos anseios do controle social do SUS por meio da Conferência da Saúde. Este processo tem possibilitado uma maior integração do corpo técnico da Sesa para que a tradução dos esforços institucionais seja a melhoria da qualidade de vida do cidadão capixaba”, frisou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br