04/12/2017 16h56

Sesa realiza l Seminário de Políticas Hospitalares

Nestas segunda (04) e terça-feira (05), acontece o I Seminário de Políticas Hospitalares promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. O encontro será no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, e tem como objetivo desenvolver metodologias para elaboração de planos diretores de redes hospitalares, tendo em vista uma reformulação no sistema da rede pública hospitalar.

Entre os temas que serão abordados estão as linhas de atenção em urgência, em oncologia, em obstetrícia perinatologia e em pediatria. Também será discutido o marco de integração entre o programa e a Rede Cuidar, a planificação da atenção à saúde, o plano diretor de redes hospitalares, o SISPACTO (sistema online utilizado para o registro da pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores de Saúde) e o planejamento e programação regional.

Segundo levantamentos realizados pela Gerência de Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde, existe uma crescente demanda e o disparate da oferta hospitalar ociosa em muitos estabelecimentos, carecendo de qualidade resolutiva, enquanto outros, com maior capacidade, operam com uma grande sobrecarga. Esses dados foram levantados em um senso hospitalar, a partir de dados primários coletados nos hospitais da rede estadual, em um levantamento histórico desde 1930.

Segundo a subsecretária de Estado da Saúde, Joana de Jaegher, são com esses dados que se visa desenvolver uma proposta dentro da integralidade de atenção. “A rede não será somente entre os hospitais, mas será desde a atenção primária, para que se tenha exatamente o que se está propondo, que é a integralidade da atenção”, destacou.

O plano também vai apontar não apenas as necessidades de saúde, mas as necessidades sociais e as necessidades normativas do sistema. A partir da análise do que existe hoje e o que falta, será traçado mecanismo para a execução da proposta até 2025.

Para elaboração do Plano Diretor de Redes Hospitalares, foram realizados, entre abril e novembro de 2017, oito oficinas de 16 horas cada uma (totalizando 128 horas de discussões), reunindo um conjunto de atores da gestão estadual, regionais e municipais, e representantes dos hospitais (diretores, coordenadores de setores, médicos e outros profissionais) das quatro regiões de saúde.

“A saúde não é a falta da doença, mas é todo um contexto. O plano de redes hospitalares vai somar, junto à Rede Cuidar, na questão da integralidade. Uma consulta pela consulta, somente, não tem valor. Um procedimento de saúde isolado não tem valor. A única coisa que tem valor é quando se consegue gerar, de fato, a integralidade de atenção, acompanhando aquele paciente de maneira que ele consiga mudar sua forma de viver através da prevenção e da promoção da saúde, que se inicia lá na atenção primária”, ressaltou.

A elaboração de planos diretores de redes hospitalares é um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo (HCor/SP) e com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Data: 04 e 05 de dezembro

Local: Auditório do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves

Endereço: Av. Paulo Pereira Gomes, 1.089, Morada de Laranjeiras, Serra

04/12/2017