10/12/2016 09h00

Sesa recebe exposição de arte do CAPS Mestre Álvaro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebe de segunda (12) a sexta-feira (16), a exposição de quadros da Oficina de Ateliê das Artes, projeto desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mestre Álvaro e Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe. A exposição estará no hall da Sesa e faz parte da realização da 1ª Mostra de Práticas em Saúde Mental no Espírito Santo, que acontece nesta segunda (12), com objetivo de discutir e disseminar as experiências exitosas de saúde mental dos municípios.

Participarão da 1º Mostra municípios das quatro Regiões de Saúde do Estado. Além de possibilitar a disseminação de experiências em saúde mental, o evento também vai promover um espaço de discussão sobre as potencialidades do território no cuidado em saúde mental e possíveis práticas de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nos municípios.

A RAPS é uma rede de serviços regionalizada e prioritariamente de base territorial e comunitária, de forma que a atenção esteja próxima do cidadão. Esses serviços devem atuar de forma articulada, inclusive com outras áreas, como assistência social, educação e direitos humanos, por exemplo, de forma a garantir o cuidado efetivo ao cidadão em sofrimento ou transtorno mental e/ou com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool e drogas.

A 1ª Mostra de Práticas em Saúde Mental no Espírito Santo é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da área técnica estadual de saúde mental, e acontece das 8h às 17h, no auditório da Sesa.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges