04/11/2010 23h02 - Atualizado em 18/01/2019 16h18

Sesa reúne hospitais e municípios para discutir melhorias no atendimento na rede de urgência e emergência

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu uma reunião, na manhã desta quinta-feira (04), com os secretários municipais da Saúde da Região Metropolitana da Grande Vitória, diretores de pronto-atendimentos, de hospitais da rede pública e filantrópica, e superintendências regionais de Saúde para discutir soluções para uma melhor organização da rede de urgência e emergência no Estado.

O secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tozi, destacou que nos últimos meses houve um aumento da demanda no sistema, mesmo com a abertura de leitos em hospitais filantrópicos, ampliação da rede própria, a inauguração do Hospital Central, e compras de leitos na rede particular. Ele pediu um esforço de todos os envolvidos no sistema para garantir a assistência e atendimento a todos, priorizando os casos mais graves.

Entre os pontos discutidos na reunião, a Sesa solicitou aos Prontos-Atendimentos uma melhor qualificação das informações nas solicitações de vagas que são encaminhadas à Central de Regulação de Internação de Urgência (CRIU) e uma atualização imediata para a Central nos casos de mudanças no quadro do paciente.

Segundo o coordenador da Rede de Urgência da Sesa, Márcio Lameri, para agilizar as internações, é fundamental que as informações que saem dos serviços de saúde cheguem ao médico regulador de forma completa para um melhor atendimento. Além disso, foi solicitado aos Prontos-Atendimentos o envio de um censo duas vezes por dia para a CRIU com informações atualizadas.

Durante a reunião, foi pedida ainda uma maior colaboração dos hospitais da rede própria na identificação dos pacientes crônicos que possam ser transferidos para hospitais filantrópicos de retaguarda, otimizando assim a utilização dos leitos.

De acordo com Márcio Lameri, muitos pacientes crônicos, como sequelados de acidentes graves ou diabéticos, que demandam um maior cuidado médico, acabam ficando muitos dias nos hospitais referência em trauma e ocupando leitos que poderiam ser utilizados por pacientes agudos.

Solicitações

Nos últimos meses, houve um aumento significativo nas solicitações de prontos-atendimentos, passando de 299 para 533 por mês. Neste feriado, a Central de Regulação de Internação recebeu 193 solicitações de internações, sendo 107 somente de Prontos-Atendimentos da Grande Vitória.  As demandas que tinham necessidade de internação foram atendidas.

Pioneirismo

A Sesa foi pioneira ao implantar na rede própria, em 2009, a priorização no atendimento, por meio do Acolhimento com Classificação de Risco nas unidades de saúde, prontos-atendimentos e hospitais filantrópicos, mantido ao longo de 2010.

Hoje, grande parte da população adoece e morre por doenças crônicas, como hipertensão  e  diabetes, que exigem um cuidado contínuo de equipes de atenção primária à saúde. “Caso isto não ocorra, as reinternações continuarão pressionando o sistema. Este é um desafio que pressiona os serviços de saúde públicos e privados, no mundo todo”, destacou Tozi.

Além da epidemia de internações de pacientes crônicos, a sobrecarga no sistema se deve ao aumento explosivo dos acidentes de trânsito. Um exemplo é o Hospital Estadual Central, inaugurado há nove meses, que atende basicamente a traumas, causados por acidentes de trânsito.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila