Sesa tem dois trabalhos vencedores no Prêmio Inoves Ciclo 2010
Dois trabalhos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foram premiados na edição 2010 do Prêmio Inoves. O Sistema Estadual de Registro de Preços de Medicamentos (Serp) foi o vencedor na categoria Uso Eficiente dos Recursos Públicos e o trabalho Mais Leitos de UTI venceu na categoria Atendimento ao Cidadão. Além do Troféu Inoves, as equipes vencedoras receberam um prêmio no valor de R$ 10 mil para serem investidos nos projetos. Os ganhadores foram anunciados durante cerimônia na noite desta quinta (25), no Centro de Convenções de Vitória.
A Sesa lançou em 2008 o Projeto Mais Leitos de UTI, no qual foram investidos, desde então, R$ 15,3 milhões para construção de 146 leitos especializados, em sete hospitais filantrópicos da Grande Vitória e interior. Já foram criados 100 novos leitos de UTI, o que ampliou em 90% a capacidade deste tipo de atendimento.
Além dos leitos intensivos, foram abertos também 101 leitos de Alta Dependência de Cuidados (ADC). Este tipo de leito, considerado intermediário, é inédito no Espírito Santo e é destinado ao atendimento de pacientes que deixaram os cuidados intensivos, mas que ainda necessitam de atenção especializada.
Um dos responsáveis pelo Projeto, Deivis Guimarães, comemora o resultado do Prêmio Inoves e ressalta que o Espírito Santo é o primeiro Estado brasileiro a ter uma política própria de incentivo a leitos de UTI. De acordo com ele, o Projeto tem superado as metas iniciais. “Nosso alvo era ampliar em 50% a oferta de leitos de UTI num período de dois anos. Em 12 meses, nós já tínhamos alcançado 80% de ampliação”, ressalta.
Sistema Serp
O Sistema Estadual de Registro de Preços de Medicamentos (Serp) foi desenvolvido pelo Setor de Assistência Farmacêutica da Sesa. O coordenador do Sistema, Fabio Rogério Gomes Pereira, também comemora o reconhecimento do trabalho que é pioneiro no campo da assistência farmacêutica no Estado. “É gratificante ver o desenvolvimento de um projeto que proporciona o bem à população”, afirmou.
O Sistema foi criado para otimizar a aplicação de recursos financeiros, reduzindo gastos na compra de remédios fornecidos pelos municípios. O Serp funciona da seguinte maneira: os gestores municipais estabelecem a quantidade e os tipos de remédios que estão previstos para serem usados no período de doze meses. Assim que essas informações são enviadas à Sesa, todos os itens comuns aos municípios são reunidos em um único processo licitatório.
Inoves
O objetivo do Inoves é incentivar a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo iniciativas que visem à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel dÁvila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br