07/03/2019 15h00

Sesa vai criar Câmara Técnica para promover atenção à população LGBT

Membros do Conselho de Promoção da Cidadania e dos Direitos LGBT apresentaram um diagnóstico dos serviços ofertados aos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais nas unidades de saúde de todo Espírito Santo. A apresentação aconteceu em reunião realizada na última quinta-feira (28), em que foi discutida a formação de uma Câmara Técnica de Promoção a Saúde da População LGBT.

O encontro contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; da coordenadora estadual do Programa de DST/AIDS, Sandra Fagundes Moreira; da referência técnica da Área da Promoção da Equidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Júlio César de Moraes; do subsecretário para Assuntos de Regulação de Organização da Atenção a Saúde, Tadeu Marino; da gerente de Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde (Gross/Sesa), Eida Borges; da presidente do Fórum LGBTI+ Serra, Layza Lino; e o presidente do Conselho Estadual LGBT, Fábio Veiga.

Segundo a referência técnica da Área da Promoção da Equidade da Sesa, Júlio César de Moraes, “há uma necessidade de atualização no sistema de informação do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando e criando campos para identidade de gênero e preenchimento adequado da orientação sexual dos usuários que desejarem informar. Isso garantirá o acesso a exames e serviços específicos, além de melhorar consideravelmente a qualidade das informações dos bancos de dados do SUS”, disse.

A organização do funcionamento e o preparo dos servidores das redes de atenção à saúde, no trato das demandas da comunidade LGBT, foram propostos pelo secretário Nésio Fernandes, com o objetivo de um estudo para aplicação de um Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), adaptado às circunstâncias físicas e sociais desse público.

 

Câmara Técnica

A formação de uma Câmara Técnica de Promoção a Saúde da População LGBT composta por organizações sociais, técnicos e gestores da Sesa, foi destacada durante a reunião. Prevista para ser implementada ainda no primeiro semestre, a equipe deverá compor um planejamento estratégico com projetos que se integrem ao sistema público de saúde nos municípios.

Durante o encontro, a coordenadora estadual do Programa de DST/AIDS, Sandra Fagundes Moreira, levantou o diálogo sobre novas modalidades de difusão das informações dos programas de controle das doenças sexualmente transmissíveis. Segundo ela, as profilaxias pré e pós-exposição, por exemplo, ainda são desconhecidas por grande parte da população. “Vejo a necessidade de buscar formas de ampliar o fornecimento dessas informações”, destacou.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard