26/07/2023 14h48

SESM promove ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

foto: Leane Barros

A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, está realizando o projeto “Por Todas Nós - o protagonismo da mulher negra na luta antirracista”, que conta com uma série de eventos que tiveram início nessa segunda-feira (24) e seguem até o próximo dia 31 de julho. 

A coordenadora do projeto, Cristiane Martins, falou da relevância dessas ações. “A SESM pretende com este evento potencializar a força, o protagonismo e a importância das mulheres negras, reforçando os caminhos de desconstrução do racismo e as mudanças que queremos: ‘Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela’. Em suma: Por Todas Nós contra o racismo e o machismo”, disse.

Ainda segundo Cristiane Martins, o projeto visibiliza as mulheres negras nas suas mais diversas áreas de atuação: social, política, cultural, artística, econômica, entre outras. "Ou seja, visibilizar estas mulheres e sua importância para a construção da sociedade, na desconstrução dos preconceitos e para a construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento às violências sofridas, buscando equidade social. Por fim, é importante ressaltar que esta celebração também marca a primeira ação do Projeto Estratégico da Secretaria Estadual das Mulheres: Nosso Dias de Lutas”, destacou.

Na segunda-feira (24), aconteceu a Roda de Conversa com o tema: A participação social e política da Mulher Negra na realidade brasileira: conquistas e desafios, contendo três painéis,  sendo eles sobre Política de gênero; Ocupação dos Espaços de Poder e Direitos Humanos , respectivamente. Participaram do encontro representantes sociedade civil, de coletivos e autoridades.

Já na terça-feira (25), o "Por Todas Nós” promoveu o Aquilombamento da Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. A programação contou com exposição de fotos, barracas com empreendimentos de mulheres negras, apresentações musicais, palco aberto para expressões espontâneas, atendimento jurídico, plantão tira-dúvidas sobre pequenos negócios, entre outras atividades.

O “Por Todas Nós” segue com programação segue até o dia 31 de julho, em diversos locais, como os Centros e Núcleos Margaridas, nas micro e macrorregiões do Estado; no CRJ de Guarapari; e o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha.

 

Confira a programação, no Instagram da Secretaria Estadual das Mulheres (@secretariadasmulheres.es)

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard