Sesp e Ufes unem estatística e pesquisa no enfrentamento da violência contra a mulher
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estabeleceram protocolo de intenções de troca de informações e pesquisa para desenvolvimento de políticas públicas no enfrentamento da violência doméstica familiar, cujo alvo é a mulher. A parceria terá duração de dois anos.
O objetivo é implementar medidas capazes de prevenir a progressão da violência como fenômeno sociocultural, por meio da elaboração, em conjunto, de atividades e ações de prevenção e redução da violência, objetivando o fortalecimento das atividades desenvolvidas nas áreas de atuação dos partícipes. Não há previsão de aplicação de recursos financeiros para o desenvolvimento das ações.
A Gerência de Proteção à Mulher (GPM), pasta vinculada à Sesp, será responsável por coordenar a cooperação técnica entre as equipes. Com o trabalho em conjunto será possível desenvolver pesquisas em campo, utilizando dados oficiais e recursos humanos, para o planejamento e a aplicação de ações preventivas e repressivas à violência contra a mulher.
Para a gerente da GPM, Daniella Figueiredo, é um passo importante para conhecer as vítimas, o ambiente em que vivem, qual situação de violência vivenciam, e para saber como agir em relação à prevenção de casos de violência e também durante o atendimento pós-agressão.
“A partir deste protocolo ampliamos a equipe e a área de atuação, esse é o primeiro ponto. Com isso, conjugamos esforços para prevenir que essa mulher progrida no ciclo da violência. Podemos conhecer o perfil socioeconômico, cultural e também nos aproximar dessas mulheres. Unimos dados, pesquisa, planejamento e aplicação, com uma equipe multidisciplinar. Além disso, envolvemos estudantes no ambiente da prevenção e da mudança cultural do comportamento sobre uma perspectiva de gênero”, frisou.
O Protocolo permitirá, ainda, organizar e administrar cursos, seminários e conferências sobre temas. Além disso, ele permite que outras agências possam aderir ao instrumento, mediante um Termo de Adesão. Os resultados das pesquisas e os avanços obtidos pela parceria serão publicados pela Sesp em Diário Oficial do Estado.
Informações à imprensa
Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social - ES
Júnior Costa
Coordenador de Comunicação
jrcostah@gmail.com
Tels: (27) 3636-1572 / 98895-0391
www.sesp.es.gov.br