18/07/2010 12h18 - Atualizado em 24/01/2019 13h11

Sesport vira QG musical com ensaios da Banda da PM

A sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória, vem se tornando o Quartel General da Banda da Polícia Militar Capixaba, numa missão muito especial. Se preparar para representar o Brasil, durante o Encontro Internacional de Bandas Militares, no Canadá. O evento acontece no mês de agosto e os ensaios estão a todo vapor, no Ginásio Jayme Navarro de Carvalho.

Cerca de 100 militares que fazem parte da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo realizam, a cada semana, seus ensaios transformando também, os visitantes da Sesport em expectadores encantados com tanta dedicação dos militares.

E quem pensa que os ensaios são tranquilos e realizados de qualquer forma, está muito enganado, pois assim como na vida do dia a dia dos militares, os treinos da Banda requerem muita disciplina. E dá para perceber isso a cada erro de um dos músicos. O próximo ensaio será na terça-feira (20), das 8 às 12 horas e promete mais emoção, uma vez que a cada semana a contagem regressiva para o embarque fica menor.

No ano em que a PMES completa 175 anos, a Banda de Música leva a bandeira do Brasil ao lado de outros músicos, como a cantora Elba Ramalho, para o exterior, sendo o único grupo pertencente a uma Corporação da América do Sul a participar do evento.

O subtenente Benedito Corrêa da Silva, membro da Banda de Música da PMES, afirma que o grupo tem aproveitado os encontros às terças e quintas-feiras para garantir uma performance de qualidade. “Enfatizamos em nossos ensaios algumas ações e critérios musicais previstos nas apresentações, como exibição, marcha executada e evolução”.

Apresentações

A Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo já está garantida em pelo menos três apresentações dentro da programação do Encontro Internacional de Bandas Militares: duas em Montreal e uma em Quebec. No entanto, outras apresentações estão previstas, aguardando apenas a definição das datas.

“Provavelmente vamos garantir nossa aparição no evento entre 10 a 12 apresentações. O que já podemos enfatizar é que a Banda da PMES estará ao lado de bandas militares da Alemanha, França, Rússia, Itália e outras 16 bandas militares do Canadá”.

Apresentação internacional

Esta não é a primeira vez que a Banda de Música da PMES se apresenta em outro País. No ano passado, o conjunto realizou diversas apresentações na cidade de Liverpool, na Inglaterra. As apresentações contaram com um repertório eclético, com diversos clássicos da MPB e do jazz, e mostrou o melhor da música brasileira e mundial.

De acordo com o regente do grupo, major PM Luiz Vanderlei Rocha, 136 militares compõem o quadro organizacional da banda, tocando instrumentos de sopro e percussão. Criada em 13 de setembro de 1840, a Banda de Música da PMES tem uma participação especial dentro da Corporação, se apresentando em solenidades, praças, terminais de ônibus, entre outros.

Major Rocha relata ainda o diferencial e o peso que a história da Banda da PMES tem na Corporação e na sociedade. “Além de motivar os militares devido à tradição e credibilidade de 169 anos de existência, a Banda da PMES é uma referência e acaba sendo também um instrumento que aproxima o policial militar da população. Outra questão importante é que diferentemente de uma orquestra que necessita de uma estrutura, uma banda de música como a nossa pode se apresentar em qualquer lugar”, ressalta.

Capacitação

Para fazer parte da Banda de Música da PMES é necessário prestar um concurso específico para a categoria de soldado músico. Após ser aprovado, o candidato, além de participar de todas as etapas de formação necessárias a um oficial da PM, estuda quatro disciplinas específicas que são: história da música, harmonia, técnica instrumental e percepção musical.

O regente do grupo, major Rocha, explica sobre as exigências para o cargo. “Não é exigido que o candidato tenha um curso superior específico. Mas é importante ressaltar que hoje, 85% dos integrantes da banda possuem formação superior em música, o que comprova o grau de comprometimento dos nossos músicos”, relata.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
assessoria.sesport@gmail.com

Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Júlia Gama
(27) 9901-9862/ 9846-1111/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
julia.gama@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard