Sétima edição do Curso de Análise Criminal reúne participantes de seis estados brasileiros
O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu, nessa segunda-feira (02), o primeiro dia da 7ª edição do Curso de Análise Criminal. A formação é uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), do IJSN, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, para a formação de analistas criminais no Estado do Espírito Santo.
A turma, com 31 alunos de diferentes instituições e estados, participou, na manhã dessa segunda-feira (02), da aula inaugural ministrada pelo diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.
“O curso de Análise Criminal possibilita formar, com excelência, profissionais da segurança pública do Espírito Santo e de outros estados, na temática atualizada de Análises Criminal, um conhecimento que possibilita desenvolver evidências científicas para o planejamento e a tomada de decisão na área da segurança pública”, destacou Lira.
O gerente de Projetos Especiais da Sesp, major Evaristo, afirmou que a realização do curso de Análise Criminal representa o fortalecimento do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, reafirmando o compromisso do Estado com a segurança pública e a redução da violência.
"O curso permitirá aos profissionais uma atuação mais estratégica e eficiente na prevenção e enfrentamento da criminalidade. A análise Criminal é um dos principais pilares de uma política de segurança pública orientada para resultados. A Secretaria da Segurança dá as boas-vindas aos discentes e deseja a todos um curso muito produtivo, repleto de aprendizado e trocas de experiências, que propicie as instituições ali representadas uma atuação integrada onde dados sejam transformados em soluções e os desafios em oportunidades para a construção de uma sociedade onde prevaleça a paz social", disse major Evaristo.
O Curso de Análise Criminal, realizado desde 2021, tem como objetivo tornar a análise de dados e estatísticas uma ferramenta operacional para a tomada de decisão na segurança pública e para a gestão da atividade policial, por meio da parceria entre o IJSN, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A formação acontece semestralmente. Ao final desta edição, serão mais de 250 alunos formados.
Nesta edição, além dos alunos de instituições do Espírito Santo, participam também profissionais que atuam na segurança de outros estados. O coordenador do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), Thiago Guadalupe, destacou que esta edição tem a maior participação de outros estados: “Esta edição tem a peculiaridade de uma maior representação de instituições de fora do Espírito Santo. Temos alunos vindos do Acre, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, expectativa positiva para formar novos analistas criminais por meio do nosso curso.”
O corpo discente da 7ª edição do curso é formado por profissionais da Polícia Militar do Acre (PMAC) e do Espírito Santo (PMES); da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo; da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) e do Espírito Santo (PCES); do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), das Guardas Municipais de Vitória e Serra, e da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES).
A diretora-geral adjunta da Polícia Penal do Espírito Santo, Graciele Sonegheti, destacou a importância da parceria na formação dos agentes de segurança e agradeceu a inclusão da Polícia Penal no curso. “É a primeira vez que a Polícia Penal participa do curso e reforço a importância do conhecimento das ferramentas quantitativas que passarão a atuar também no campo estratégico, ampliando as ações de inteligência no combate à criminalidade, disse.
"A Esesp tem orgulho de contribuir para a formação de profissionais que atuam em um campo tão estratégico como a segurança pública. A parceria consolidada com o IJSN e a Sesp reafirma nosso compromisso de levar capacitação de excelência a agentes de todo o País, promovendo conhecimento para transformar realidades", ressaltou a diretora-geral da Esesp, Laís Garcia.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br