30/07/2010 22h04 - Atualizado em 23/01/2019 12h24

SIAT: Corpo de Bombeiros realiza palestras sobre o novo Sistema Integrado de Atividades Técnicas

Nesta terça-feira (03) o Corpo de Bombeiros realiza a primeira das quatro palestras de atualização sobre o Sistema Integrado de Atividades Técnicas – SIAT. As palestras são destinadas à população usuária do sistema de vistorias para esclarecer quaisquer dúvidas.

As palestras acontecem nos dias 3, 9 e 18 de agosto no auditório do QCG na Enseada do Suá, em Vitória. E, no dia 6, será na sede do Conselho Regional de Contabilidade, em Bento Ferreira, em Vitória, para os contadores, que atendem a, aproximadamente, 80% dos usurários do sistema.

Após o lançamento do SIAT, o Corpo de Bombeiros criou um sistema de tira-dúvidas para os usuários do sistema, no qual, inicialmente, contava com três integrantes recebendo 70 ligações por dia. Agora são cinco atendentes, e o número de ligações dobraram. Esses dados são referentes ao período de 15 a 28 de julho.

As principais dúvidas atendidas são referentes ao cadastramento no novo sistema. E para isso foi disponibilizado um link no site da Instituição explicando passo a passo para aceso e preenchimento do cadastro no novo sistema.

Em paralelo, o Corpo de Bombeiros instituiu um programa de nivelamento e atualização através de palestras para seus servidores e de aulas tira-dúvidas para os usuários. Essas medidas visam a fortalecer e agilizar a implantação do sistema.

O Sistema Integrado de Atividades Técnicas (SIAT) é uma ferramenta da WEB que permite ao cidadão solicitar e acompanhar o andamento dos seus processos via Internet, iniciando desde a fase de solicitação do serviço, acompanhamento e geração de documentos intermediários, chegando à fase final de impressão do seu Alvará de Vistoria.

O SIAT possibilita assim, o emprego racional dos recursos humanos da Instituição, reduzindo de forma substancial o emprego de pessoas em processos internos que possam ser automatizados, gerando ganho de tempo e confiabilidade.

Outro benefício trazido pelo SIAT está no auxílio à criação de políticas da Instituição, tais como distribuição de recursos materiais e humanos. No âmbito dos serviços de prevenção, o SIAT estará fornecendo esse suporte aos gestores da CBMES, mediante diversos relatórios. Em uma visão mais ampla, esses recursos geram ganhos para a população, uma vez que a administração direcionará recursos para as localidades que efetivamente precisem delas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;