Governador em exercício participa dos 25 anos do Sindiex
Mais de 350 empresários, autoridades e profissionais ligados ao setor de comércio exterior se reuniram, nessa quinta-feira (18), para a comemoração dos 25 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex). Considerado o principal evento empresarial do Estado, a solenidade aconteceu no Teatro Sesc/Glória.
A abertura da solenidade foi feita pelo quinteto austríaco Vienna Strings, composto por cordas e piano. Muito aplaudido, o grupo apresentou um repertório com músicas clássicas de Viena, de Mozart, de Johann Strauss e dos seus contemporâneos. Eles, que fizeram uma apresentação na última terça-feira (16), no Teatro do Sesi aberto, ao púbico em geral, repetem a dose nesta sexta-feira (19), com ingressos já esgotados.
O governador em exercício, César Colnago, parabenizou a entidade pelo jubileu de prata e destacou a importância do setor para o desenvolvimento do Estado e lembrou a necessidade de investimentos sociais pra gerar ganhos econômicos e empreendedorismo. “As crises fazem parte da vida, mas passam. Estamos nos preparando para que, quando a crise terminar, estejamos em condições de trazer um amplo desenvolvimento para a sociedade capixaba. Para ultrapassar as dificuldades e preservar a democracia, o trabalho vai ser duro e precisa ser conjunto. Temos certeza de que vamos contar com o Sindiex para continuar trazendo bons negócios para o Espírito Santo”.
Em um breve discurso, o presidente do Sindiex, Marcilio Rodrigues Machado, falou da importância da entidade, fundada por 40 empresários, para o desenvolvimento do comércio exterior. A solenidade contou ainda com dois momentos importantes: a cerimônia de obliteração do selo comemorativo dos Correios, criado especialmente para lembrar os 25 anos da entidade; e a entrega dos prêmios Personalidade do Comércio Exterior e Empresa do Comércio Exterior 2017.
História e números
Fundado há 25 anos por um grupo de 40 empresários, o Sindiex reúne, hoje, cerca de 80 empresas ligadas ao comércio exterior, atividade a qual representa 50% do PIB Estadual. Marcilio Machado assumiu a presidência da entidade em 2014 e é o sexto presidente do Sindiex, que já foi comandado por Amâncio Picoli (1992 a 1994), Ronald Cruz Spósito (1994 a 1995), Arthur Carlos Gerhardt Santos (1995 a 1997), Evandro Coser (1997 a 2000) e Severiano Imperial (2000 a 2014).
O segmento segue mais otimista após a divulgação dos números de janeiro a abril: as exportações em 2017 já somam US$ 2,5 bilhões, uma alta de 27%, se comparado ao mesmo período de 2016; enquanto que nas importações, o crescimento foi de 12%, totalizando US$ 1,37 bilhão.
Informações à Imprensa:
Karyna Amorim
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
3636-1446 / 98868-1847
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindiex