22/11/2010 19h50 - Atualizado em 16/01/2019 13h27

Site do Faça Fácil funciona como guia online de serviços públicos

Já está no ar o site da Central de Atendimento Integrado ao Cidadão – Faça Fácil Cariacica. No endereço www.facafacil.es.gov.br o cidadão tem acesso a informações sobre todos os serviços oferecidos, sua descrição, o que é necessário para solicitação, documentação exigida, prazo, taxas e valores. Além disso, o site traz detalhes sobre o que é a Central, localização, horário de atendimento e outras informações.

O site foi criado de forma a facilitar o acesso e navegação por parte dos cidadãos. O serviço desejado pode ser buscado pelo nome ou pelo órgão que o oferece. A gerente da Faça Fácil, Miriam Cardoso, salienta uma das facilidades do endereço eletrônico. “O cidadão não sai sem informação do site. Mesmo quando ele busca orientação sobre um serviço que não é oferecido, ele pode buscar mais detalhes no link ‘Informações sobre serviços não oferecidos na Central’. Por isso, o site é um verdadeiro guia para o cidadão que muitas vezes tem dificuldade de encontrar certas informações”, explica.

A gerente explica que o site faz parte do projeto de atendimento da Central. “Além do serviço presencial oferecido na Faça Fácil Cariacica, o site também faz parte do projeto. Antes de ir à Central, o cidadão já pode navegar no site e saber o que ele precisa levar pra resolver o que precisa”, orienta. Miriam adianta que também será disponibilizado um serviço de tele-atendimento, com número 0800 para as orientações e dúvidas dos cidadãos sobre a central.

No site o cidadão pode emitir opiniões e tirar dúvidas nos links “Fale conosco” e “Fale com a Central”. Além disso, o endereço traz informações sobre todas as centrais existentes no Brasil e demais links úteis. Basta acessar www.facafacil.es.gov.br.

A Faça Fácil Cariacica é a primeira Central de Atendimento Integrado ao Cidadão inaugurada no Estado. Ela funciona em frente ao Terminal de Campo Grande, em Cariacica, e reúne 16 órgãos públicos num só local. São cerca de 400 serviços diferentes oferecidos aos cidadãos capixabas, da Grande Vitória e Interior.

Novo padrão

Na Faça Fácil Cariacica, todo o atendimento é monitorado para a garantia da qualidade. A começar pelo tempo de espera, até a conclusão dos atendimentos. Num ambiente confortável, com equipamentos modernos e profissionais treinados, os cidadãos saem satisfeitos com o atendimento, como relatou a morada de Cariacica, Janete Schiavo Ferreira: "O Faça Fácil é tudo de bom. O atendimento é VIP, os funcionários uniformizados, bem treinados e com muita educação. Sem comentar o espaço, que tem ar-condicionado, bancos confortáveis e água gelada".

Logo na entrada, o cidadão é recebido por atendentes que orientam quanto ao serviço desejado e o encaminha para o guichê adequado. Cada órgão presente tem seu espaço separado. São cerca de 300 profissionais atuando na operação e atendimento da Central, dentre funcionários públicos e terceirizados.

Além dos guichês de serviços, a Central conta ainda com local específico para leitura, lanchonete e o Espaço Criança, uma área ambientada com recreação, para que os pais possam resolver seus problemas com tranquilidade, enquanto seus filhos se distraem e se divertem.

Na Faça Fácil, os cidadãos têm acesso a diversos serviços: pagamentos de taxas, banco postal, passe livre, atestado de antecedentes, alistamento militar, seguro desemprego, título do eleitor, etc. Desde o início do funcionamento, em setembro, os serviços mais procurados são da Escelsa, do Ministério do Trabalho e Emprego (Carteira de Trabalho), e Polícia Civil (Carteira de Identidade).

O atendimento ao público na Central é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 08 às 13 horas.

Órgãos participantes:
1- Da Administração Estadual: Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon
2- Da Administração Federal: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;
3- Da Administração Municipal: Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;
4- Do Poder Judiciário: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)
5- Outros: Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)

Os principais serviços e metas:
- Emissão de Carteira de Identidade em no máximo cinco dias úteis;
- Carteira de Trabalho entregue em dois dias úteis após a solicitação;
- 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- Emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- Serviços de postagens;
- Solicitação de CPF;
- Solicitação de passe livre;
- Serviços de religação de água e de energia elétrica.

Informações adicionais - Faça Fácil Cariacica:

Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua