16/07/2010 15h40 - Atualizado em 24/01/2019 13h11

Socioeducando do Iases recebe prêmio de Padeiro Nota 10 e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho

O adolescente de 17 anos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), que ganhou o primeiro lugar no concurso Padeiro Nota 10 foi premiado, na noite desta quinta-feira (17), no evento de panificação e confeitaria que acontece na Super Acaps Panshow 2010, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Além do prêmio, um notebook, ele ainda recebeu oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. Duas padarias fizeram propostas de trabalho ao jovem talento.

A premiação das três melhores receitas capixabas foi realizada, nesta quinta-feira (15), às 20 horas. Estavam presentes no evento: a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; a juiza da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão; o diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, organização que tem um contrato de gestão com o Iases no gerenciamento do CSE; funcionários do CSE e servidores do Iases, além dos familiares do adolescente.

A receita do adolescente do CSE, escolhida como a melhor delícia da panificação capixaba, é de um pão com um recheio diferenciado, com ingredientes como linguiça, ricota e pimenta calabresa.  Além de criar a receita diferenciada, o adolescente também deu um nome especial para ela, o ‘Pan de La Costa’, que segundo ele, é uma homenagem ao próprio filho de quatro meses.

O jovem e o resultado da receita campeã.

O adolescente se emocionou ao receber o prêmio e saber que o concurso abriu as portas para o mercado de trabalho. “O que eu queria mesmo quando comecei a fazer o curso no CSE era um emprego. Não imaginava que ia ganhar um concurso em primeiro lugar e ainda receber duas propostas de trabalho”, disse o adolescente que aprendeu tudo que sabe de panificação e confeitaria em uma capacitação realizada na Unidade, que durou quatro meses.

A diretora presidente do Iases parabenizou o adolescente e ficou impressionada com o sabor do pão produzido pelo adolescente. “O Pan De La Costa tem um sabor delicioso. Estou muito feliz pela conquista do adolescente e acredito que ele tenha talento de até se profissionalizar e virar um grande chefe de cozinha”, disse Silvana.

O diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón, disse que as propostas de inclusão do adolescente no mercado de trabalho serão analisadas. “Após conhecerem o trabalho do adolescente e a delícia do Pan de La Costa os empresários, donos de padaria, estão ‘disputando’ quem vai contratar esse mais novo talento da panificação capixaba”, disse.

O professor do curso de Panificação e Confeitaria, Luciano Roberto, disse que o adolescente já se destacava nas aulas como o aluno nota 10. “Ele é um aluno muito dedicado, interessado, já era o aluno nota 10, por isso o inscrevemos no concurso e tínhamos a certeza que o talento dele ia se destacar e agora ele é também o padeiro nota 10. Acredito que além de um ótimo profissional ele também vai ser um grande instrutor de panificação e confeitaria”, disse o professor.

Mercado de Trabalho

Os cursos de capacitação desenvolvidos nas Unidades do Iases já vêm proporcionando a inserção de adolescentes no mercado de trabalho, ainda durante o cumprimento da medida socioeducativa.

Atualmente, 40 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE também se encontram inseridos no mercado de trabalho, com carteira assinada, nos ramos de padaria e confeitarias, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, dentre outros setores.

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Aprenda a receita do ‘Pan de La Costa’:

Ingredientes:
- 600 gramas de farinha de trigo
- 10 gramas de sal
- 05 gramas de melhorador
- 100 gramas de açúcar
- 20 gramas de manteiga
- 100 ml de leite
- 1 ovo
- 280 ml de água
- 150 gramas de aipim
- 100 gramas de tomate seco
- 05 gramas de alecrim

Recheio:
- 100 gramas de ricota
- 200 gramas de linguiça
- 2 gramas de pimenta calabresa

Modo de fazer:
Misturar os ingredientes, dividir a massa e modelar acrescentando o recheio.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard