19/11/2010 23h36 - Atualizado em 16/01/2019 12h44

Socioeducandos do Iases encerram Seminário Estadual

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), encerraram o II Seminário Estadual do Projeto “Adolescência Sem Grades – Niñez Sin Rejas”, na tarde desta sexta-feira (19), com a apresentação teatral “Maria de Todo o Jeito”, uma adaptação do poema de cordel de Patativa do Assaré.

A apresentação promoveu momento de descontração e “arrancou” aplausos da plateia. A peça apresenta a história de um rapaz, filho de ‘Maria’, que procura uma mulher também chamada Maria para se casar. Nesta procura, ele enfrenta uma série de situações e ‘vive’ várias emoções em busca do seu sonho.

Durante o II Seminário do Projeto Ninez Sin Rejas, realizado nesta quinta (18) e sexta-feira (19), no auditório da ArcelorMittal Tubarão, na Serra, outros momentos também contaram com a participação dos adolescentes. Eles estiveram da abertura oficial do evento, cantando o Hino Nacional em ritmo de congo, integrando a comissão organizadora que deu apoio ao evento e mostrando que têm talento para o teatro. Os adolescentes também apresentaram alguns trabalhos produzidos durante a oficina de artesanato no Centro, em uma exposição no local do evento onde os participantes puderam conferir peças artesanais como velas decorativas e outros objetos.

O II Seminário Estadual debateu durante dois dias o tema “Justiça Restaurativa”, com a presença de profissionais reconhecidos no cenário nacional e internacional da área de atendimento socieducativo, inclusive do Escritório Católico Internacional em favor das Crianças (Bice), que coordena o Projeto Niñez Sin Rejas na América Latina e atua no Brasil, Colômbia, Guatemala, Equador e Peru.

Para a presidente do Iases, Sivana Gallina, o debate realizado no Seminário contribuirá para a articulação de toda a rede de atendimento infanto-juvenil do Estado do Espírito Santo. “Me comprometo como gestora a disseminar essa pauta não só para a política de atendimento socioeducativo, mas para vários outros gestores e secretarias do Governo do Estado. Acredito que esta estratégia e as metodologias da Justiça Restaurativa podem contribuir para a diminuição da violência entre os adolescentes e jovens e também até para a diminuição do assassinato dos nossos jovens. Espero que a partir desse encontro possamos continuar nos mobilizando para a construção dessa agenda”, disse Silvana.

O evento foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), em parceria com o Iases e da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis). Também teve o apoio da ArcelorMittal Tubarão; do Ministério Público Estadual por meio do promotor Cézar Ramaldes, coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep); e da Vara da Infância e Juventude da Serra, por meio da juíza Janete Pantaleão.

Em dois dias de trabalhos, o seminário contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, dentre eles representantes do Sistema de Justiça; Prefeituras Municipais, outros interessados no tema e estudantes.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol