05/12/2019 16h57 - Atualizado em 05/12/2019 17h03

Solenidade marca encerramento do Projeto HorizontES em Extensão

Será realizado, nesta sexta-feira (06), o evento de encerramento do Projeto HorizontES em Extensão. A solenidade será realizada às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória, e também marcará as comemorações do Dia Nacional do Extensionista Rural.

O HorizontES em Extensão foi elaborado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o objetivo de mostrar 11 experiências de relevância para o desenvolvimento rural capixaba. O objetivo é ser instrumento de troca de experiências e conhecimento em processos de assistência técnica e extensão rural (ater), como forma de fortalecimento de iniciativas com relevância para o desenvolvimento rural.

O Incaper organizou a formação de uma comitiva com representantes de diversos órgãos da agricultura capixaba: Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Prefeituras e outras instituições em âmbito municipal também participaram das visitas.

“Esta visita deve permitir o conhecimento da realidade in loco e também propiciar um momento de reflexão entre os servidores”, afirmou a gerente de Ater do Incaper e responsável pela concepção do Projeto, Jaqueline Sanz. Segundo a gerente, ao visitar as experiências, a equipe dá visibilidade à ação e contribui para que aquela experiência sirva de exemplo para outros agricultores.

“Uma ação muitas vezes considerada pequena pode uma fazer grande diferença na vida das pessoas. Algumas ações têm a mulher com protagonista, outras são carregadas de empreendedorismo, há ainda as que mostram que o campo continua sendo um espaço interessante para os jovens... enfim, são muitos e bons exemplos que o Espírito Santo traz, e é isso que o HorizontES mostra”, pontuou.

O projeto HorizontES em Extensão foi viabilizado com recursos oriundos de um convênio estabelecido entre o Incaper e o Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (Mapa). A parceria prevê, entre outras metas, a realização de ações no Programa de Aperfeiçoamento em Práticas e Projetos de Desenvolvimento Rural dos Agentes do Incaper.

Como as experiências foram selecionadas:

O Incaper tem 11 Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR) situados em pontos estratégicos do território capixaba. Cada Centro coordena de 5 a 10 Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR), que são as unidades municipais e/ou distritais do Instituto. Os coordenadores de CRDR se reuniram com seus Escritórios e, juntas, as equipes discutiram as experiências visitadas. Na indicação da experiência, foram considerados os princípios, diretrizes e orientações da Pnater, que é a Política Nacional de Ater. Também foram considerados os projetos com impacto nos âmbitos social, econômico, produtivo e ambiental, bem como a participação de mulheres e jovens.

Serviço:
Encerramento do Projeto HorizontES em Extensão
Data: 06/12 (sexta-feira)
Hora: 10h
Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, 142, Centro –Vitória)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo