28/11/2010 00h50 - Atualizado em 16/01/2019 12h49

Solenidade marca formatura dos novos oficiais do Corpo de Bombeiros

Mais uma turma de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) se formou nesta sexta-feira (26). Pela manhã, foi realizado um culto em ação de graças e, às 20 horas, a solenidade de formatura. O grupo, formado por Raphael Nardoto Barboza, Natanael Silva de Oliveira, Douglas Morau Briel, Heitor Henrique Lube da Silva e Fabiane Cruz Pavani, participou de treinamento na Academia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Os novos oficiais passaram três anos em formação na academia mineira, que equivale ao nível superior do sistema civil de ensino, em período de tempo integral e regime de internato.

Profissão

O oficial bombeiro militar realiza diversas atividades, como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, defesa civil, resgate de vítimas poli-traumatizadas presas em veículos, ações de defesa civil, prevenção e normalização contra incêndio e pânico, ou seja, as áreas de conhecimento são amplas, e aperfeiçoadas ao longo da carreira em cursos de especialização.

O tenente, por sua vez, assume funções de nível gerencial, tais como:
comando de tropa e guarnições em serviço; chefia de seções administrativas e técnicas; vistorias e análises de projetos e subcomando de companhias.

Durante o período de um ano após a formatura, o aspirante realiza o estágio probatório, e caso tenha conceito favorável, será promovido a 2° tenente. O plano de carreira do oficial combatente prevê promoções subsequentes – quando obedecidas algumas questões legais – aos postos de 1° tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel.

Plano de Expansão

Os novos oficiais fazem parte da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais, e a segunda turma está realizando o curso na Academia Militar de Bombeiros de Minas Gerais, e a terceira, na Escola de Formação de Oficiais do Paraná. No Espírito Santo, acontece o Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar (CFSd), e a previsão é que os 106 alunos soldados se formem em dezembro deste ano.

O Curso de Formação de Oficiais e o Curso de Formação de Soldados fazem parte do Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros Militar. Este plano é fruto de um detalhado estudo de viabilidade, que foi feito pelo Governo do Estado, por meio da 3ª Seção do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar, que apontou os municípios onde serão implantadas novas unidades da Corporação. São eles: Cariacica, Guaçuí, Anchieta.
 
As unidades de Nova Venécia e Aracruz já foram inauguradas recentemente, e as outras se encontram em processo licitatório. A construção dessas novas unidades obedecerá a projeto arquitetônico, que prevê modernas soluções ambientais como reaproveitamento da água da chuva e da luz solar.

O aumento no efetivo do Corpo de Bombeiros proporcionará a ampliação do serviço de prevenção de incêndio e pânico, bem como possibilitará uma sensível redução no tempo de atendimento a ocorrências nos locais que ainda não possuem unidades da Corporação instaladas. 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente-coronel BM
Tel.: 3137-4434 / 9946-0329
E-mail: bm5emg@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard