Solidariedade e valores humanos são temas de atividades escolares
Pequenos gestos de solidariedade fazem toda diferença. Por isso, escolas da rede estadual trabalharam com os estudantes, ações que despertassem esse sentimento nos alunos. E foi com o tema “Faça a diferença: Seja solidário”, que a Escola Guilherme Milaneze, de Vargem Alta, trabalhou a ideia com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Idealizado pelo professor de filosofia, Jackson Fassaella Schiavo, o projeto teve como intuito despertar atitudes de respeito mútuo e dignidade. Para isso, os estudantes, juntamente com a comunidade escolar desenvolveram um trabalho de arrecadação de alimentos, roupas e calçados.
“A solidariedade, no âmbito escolar, refere-se aos alunos e demais membros da escola, onde se desperta o sentimento da responsabilidade em relação ao grupo, de maneira que cada um se sinta na obrigação moral de apoiar o outro, contribuindo de forma sensível para a ajuda ao próximo”, destacou Jackson.
Foi arrecadado um total de 11 cestas básicas, gerando um grande impacto e atendendo as expectativas do projeto. “Além de promover a solidariedade, estamos contribuindo por uma sociedade melhor”, concluiu o professor.
Escola Armando Barbosa Quitiba
A Escola Estadual Armando Barbosa Quitiba, de Sooretama, realizou com os estudantes do ensino médio o projeto “Valores Humanos”, que teve como intuito despertar nos estudantes o trabalho em grupo e solidário.
Segundo o professor de sociologia, Thiago Madeira, com a ação, os professores puderam proporcionar aos alunos a aplicação de atividades relacionadas ao tema. “Os estudantes realizaram oficinas temáticas, apresentações musicais e paródias de acordo com cada disciplina participante”, disse.
Além da presença da comunidade escolar, a atividade contou com a participação dos pais e também de um grupo de congo, que se apresentou na ocasião. “Estávamos observando o desânimo dos alunos e com o projeto, tivemos a oportunidade de vê-los interagir”, afirmou Thiago.
Escola Brasil
Colaborando com a campanha “Lacres do Bem”, os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Brasil, localizada em Baixo Guandu, realizaram a coleta de lacres de latas de alumínio, a fim de ajudar na compra de cadeiras de rodas para crianças com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida.
A campanha – que teve início em 2013 – foi criada pela menina Julia Macedo, de Minas Gerais, após um acontecimento que a estimulou a coletar lacres de latas para a reciclagem, e assim possibilitar doações a creches, pessoas e instituições que estivessem necessitando do equipamento.
A ação chamou a atenção do país, chegando até a unidade estadual, que participou da campanha, recolhendo e depositando os lacres coletados no Banestes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br/
Texto: Paula Nogarolli