19/05/2021 11h57

SRE Guaçuí realiza 1º Seminário do Núcleo de Apoio às Ações do PAES (Nupaes)

Nessa terça-feira (18), equipes da Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaçuí e do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), além de secretários municipais de educação participaram do 1º Seminário do Núcleo de Apoio às Ações do PAES (Nupaes).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou da abertura do evento, que foi on-line, destacando a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios, que favorecerá as ações para vencer os desafios gerados pelo momento de pandemia.

Além do regime de colaboração, o seminário também abordou possibilidades de ações alinhadas e articuladas entre Estado e municípios ampliando, assim, a capacidade de atingir objetivos comuns. O Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES) prevê suporte estrutural, pedagógico e financeiro para que, em conjunto com os municípios, gerem impacto na melhoria da aprendizagem dos estudantes capixabas, em especial no ciclo de alfabetização.

“Não vejo outra solução para enfrentar os desafios gerados pela pandemia se não for através do regime de colaboração e da união de forças entre as redes de ensino Estadual e municipais. O nosso esforço, como Estado, é criar um sistema educacional de qualidade, que possa oferecer essa qualidade, seja em que rede de ensino o aluno esteja matriculado. O regime de colaboração vem perseguir esse objetivo, que é de construir uma educação mais equilibrada e nivelada por cima, uma educação pública de qualidade para todos”, disse Vitor de Angelo.

O coordenador do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo, Saulo Andreon, destacou que o regime de colaboração desperta essa sinergia regional. “O regime de colaboração traz palavras importantes como convergência e articulação, por exemplo. O Espírito Santo é bem heterogêneo e essa articulação faz essa aproximação que é muito interessante. Isso aumenta o diálogo, aproxima os atores evolvidos e a escola, que é nosso alvo maior”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação do coordenador Regional da Secretaria de Educação (Seduc) do Ceará, Afonso Jampierry. Também participaram os superintendentes Regionais de Educação de Guaçuí, Darcila Aparecida da Silva Castro, que intermediou o evento junto às secretarias municipais de educação da região; e de Vila Velha, Gison Oliveira Soares.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata