22/10/2010 21h27 - Atualizado em 21/01/2019 11h47

Superintendência de Carapina realiza o II Seminário da Família Presente na Educação

Nesta sexta-feira (22), a Superintendência Regional de Educação (SRE) de Carapina realizou o II Seminário da Família Presente na Educação, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o tema “A responsabilidade da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos e sua responsabilidade perante a lei”.

O encontro teve como objetivo aproximar a família do ambiente escolar na busca por uma melhor qualidade na Educação. O evento contou com a participação de professores, diretores, pedagogos, pais e alunos. Durante o seminário teve apresentação cultural dos alunos da Escola Estadual Taquara I, que cantaram a música “Família”. Já a Escola Silvio Egito apresentou uma canção em inglês homenageando todos os pais presentes.

Durante o evento foram expostos diversos projetos. Havia pinturas em telas produzidas pelos alunos da Escola Manoel Lopes. Já a Escola Zumbi dos Palmares realizou um trabalho com o tema “Uma família fazendo arte”, onde os alunos escreveram em cartazes várias mensagens sobre a família. A Escola Maringá fez um mural com fotos de oficinas em que os pais participaram ativamente dos projetos.


 
O evento teve a presença da promotora de Justiça Cláudia Torres Sasso, que falou sobre a importância dos pais no acompanhamento das atividades e tarefas dos filhos. Ela destacou também que eles devem participar do Conselho Escolar e solicitar reuniões para avaliar o desempenho dos filhos na escola.

Já a advogada Flávia Brandão ressaltou que as bases familiares estão mudando. As famílias estão cada vez mais desestruturadas e isso afeta muito o desempenho em sala de aula. A mãe de um dos alunos e também funcionária da Escola Zumbi dos Palmares, Geovana Melo de Souza, disse que os pais devem estar sempre acompanhando os filhos nas atividades e estar atentos sobre o desempenho deles em sala de aula, destaca.

A professora da Escola Zumbi dos Palmares, Jadilza Ribeiro, falou sobre a importância da presença da família na escola. “Hoje temos constantemente agressões físicas e verbais em sala de aula. Muitos problemas como esses vêm de casa e isso acaba refletindo no aprendizado do aluno e a presença dos pais na escola é fundamental para um convívio melhor em sociedade”, comenta.

Família Presente

O Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os seus objetivos estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, autoestima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Em 2009, participaram do projeto 67 mil alunos de 65 escolas estaduais localizadas em Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Neste ano, desde março, 100% das escolas da rede estadual começaram a trabalhar com o projeto. A expectativa é que em 2010 sejam atendidos 300 mil estudantes e suas respectivas famílias.

 



Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br /
arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard