20/10/2010 22h01 - Atualizado em 21/01/2019 11h57

Superintendências realizam encontros do projeto Família Presente na Educação

As 11 superintendências regionais de Educação (SREs), da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), irão realizar, em dias e locais distintos, o II Encontro Família Presente na Educação. O objetivo é aproximar a família do ambiente escolar na busca por melhor qualidade da Educação oferecida às crianças, adolescentes e jovens do Estado.

Nesta quarta-feira (20), a SRE de Guaçuí apresenta palestras, atividades culturais e mostras de projetos da Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, de Guaçuí, e da Escola Professor Pedro Simão, de Alegre, no Teatro Fernando Torres (em Guaçuí). O evento será realizado das 08 às 14 horas.

Na quinta-feira (21), a SRE de Colatina desenvolve apresentações culturais, como declamação de poesia, peças teatrais, paródia, danças, músicas e depoimentos positivos de pais e alunos. Também serão realizadas mostras de trabalhos realizados em algumas escolas. Para participar, basta ir ao Sest/Senat, das 08 às 12 horas.

Na sexta-feira (22), a SRE de Carapina abordará em seminário o tema “A responsabilidade da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos e sua responsabilidade perante a lei”. O evento será na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no auditório Manoel Vereza, das 13 às 17 horas.

No sábado (23), na SRE de Vila Velha, o encontro entre família e escola será no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, das 13 às 17 horas. Na ocasião, alunos de oito escolas irão se apresentar com danças, músicas, teatro, coral gospel, entre outros.

Na SRE de Cariacica, o evento contará com exposição de trabalhos escolares, palestra, dança, depoimentos de pais e mestres, e outros. A ação será realizada no dia 06 de novembro na Escola Estadual Zaíra Manhães de Andrade, das 08 às 12 horas.

Família Presente

O Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os seus objetivos estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, autoestima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Em 2009, participaram do projeto 67 mil alunos de 65 escolas estaduais localizadas em Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Neste ano, desde março, 100% das escolas da rede estadual começaram a trabalhar com o projeto. A expectativa é que em 2010 sejam atendidos 300 mil estudantes e suas respectivas famílias.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha