02/08/2024 11h52

‘Tech Day’: Sesa promove o primeiro encontro sobre novidades em tecnologia para gestão aplicada à saúde

Com o objetivo de promover palestras e capacitação relacionadas à tecnologia, sistemas de comunicação e informação e a partir disso criar estratégias para a melhoria e eficiência dos serviços estaduais de saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu, nessa terça-feira (31), a primeira edição do “Tech Day” com o tema “Jornada digital e tecnologia para eficiência hospitalar”.

O evento também teve como pauta a compreensão sobre a utilização da metodologia DRG (Grupo de Diagnóstico Relacionados) e análise de custos para geração de valor em saúde, com enfoque no monitoramento assistencial e na melhoria do desempenho operacional dos hospitais. Estiveram presentes gestores da Sesa, diretores hospitalares e técnicos relacionados à regulação, contratualização e gestão hospitalar.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, representando o governador Renato Casagrande, começou sua fala parabenizando os gestores dos hospitais presentes, destacando o trabalho que desenvolvem no dia a dia em cada uma das regiões capixabas. “Certamente, vocês não estão diretamente na mesa cirúrgica operando, mas estão criando os meios para que os pacientes possam ser acolhidos e atendidos, procurando sempre suprir as expectativas dessa população que depende do funcionamento do serviço público para suprir a sua necessidade em relação à saúde”.

Além disso, Ricardo Ferraço lembrou que para realizar um trabalho de excelência na saúde é preciso antes de mais nada gostar de gente para cuidar. “Mas só isso não é suficiente, é necessário também capacidade de gestão e governança para que tudo aconteça, saber cuidar das contas públicas. E a gente sempre está em busca de cumprir essa tarefa com excelência no Espírito Santo e por isso estamos podendo ampliar cada vez mais os investimentos em saúde. É importante lembrar, ainda, que por mais que tenhamos tecnologia e inovação, por trás disso tudo existe gente tocando essa grande rede, com coração, com família, e que precisa ser valorizada para que possa continuar cuidando da população”.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou que o termo “Tech Day” é muito propício para o que está se vivendo no momento. “A saúde, hoje, não consegue mais trabalhar sem a inclusão da tecnologia. A busca de eficiência está relacionada à entrega, ao valor e também aos custos. Atualmente, são quatro formas de parcerias que temos dentro do Estado, a administração direta, as organizações sociais, a Fundação Inova Capixaba e as filantrópicas. E nós precisamos entender o papel de cada uma. Essa é a importância de a gente estar aqui no Tech Day, compreender as regras de negócios, exigências e setores diferentes, cada um com sua visão. Como podemos exigir a mesma eficiência dando condições totalmente diversas a cada uma das partes?!”, frisou.

Ele lembrou ainda que o sistema não é gestor, é apenas um suporte. “Vocês é que são os gestores, nem a Inteligência Artificial e a análise preditiva conseguem gerir um hospital, o ser humano é fundamental neste processo. O sistema até consegue, com um grau de eficiência, relacionar, por exemplo, melhor uma pneumonia, por meio de um diagnóstico de imagem mais preciso do que o olho humano, mas não consegue tomar as decisões diversas, rápidas e desafiadoras que todos nós enfrentamos diariamente em um hospital. Na verdade, a questão não está no fato de o sistema é pior ou melhor, não é esse o grau de relevância, o que ele precisa é entregar condições de decisão e acompanhar movimentos de melhoria para municiar dentro de suas necessidades os hospitais. E é para isso que estamos trabalhando muito”.

O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, lembrou que de 2019 para cá vem ocorrendo um investimento muito robusto por parte do Governo do Estado em tecnologia e inovação dentro da Sesa. “Paralelo a isso, é necessário entender que o próprio governo federal entende cada vez mais que a saúde precisa embarcar nesse bonde tecnológico, investindo na saúde e no ensino de dados, para que possamos com esses indicadores realizar transformações dentro da nossa gestão com o objetivo de melhorar a qualidade de nossos hospitais”, ressaltou.

Já o subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Érico Sangiorgio, destacou que o “Tech Day” é um projeto criado para debater periodicamente a tecnologia de gestão aplicada à saúde. “A ideia é realizar um evento sob essa ótica uma vez por mês. Hoje, o tema é gestão hospitalar, atualização do sistema em toda nossa rede e indicadores de qualidade usando a metodologia DRG. São projetos que vêm avançando bastante, com o objetivo de formar uma central de comando onde a gente consiga monitorar a execução dos serviços na saúde em cada nó dessa grande e complexa rede que é a Sesa”.

É exatamente esse trabalho, explicou, que vai dar a possibilidade a cada gestor hospitalar, que na verdade é quem executa a saúde no Espírito Santo, de realizar essa missão com mais assertividade. “Essa é uma meta do governo do Estado e estamos trabalhando muito nesta direção na certeza de que vamos migrar para um modelo muito mais eficiente”, garantiu.

Palestras e capacitação

Após a abertura do “Tech Day” foram realizadas as palestras: “Novo Prontuário Eletrônico e Sistema de Gestão Hospitalar”, ministrada pelo gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Marcio Merçon; “Tecnologia para gestão hospitalar”, ministrada pela equipe do Sistema MV; a palestra “Gestão de valor na saúde: maximizando acesso e reduzindo desperdício com a integração das plataformas DRG e gestão de custos”, ministrada pela equipe da Planisa; e uma capacitação com o tema “DRG e Custos, aspectos iniciais”, também realizada pela equipe da Planisa.

Fotos do evento neste link

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br