Técnicas do Incaper contribuem para a preservação da água
No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, com o objetivo de chamar a atenção de toda sociedade para a importância de preservar esse bem tão precioso. E o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) busca incentivar a produção agropecuária com foco na sustentabilidade. Por isso, orienta os produtores rurais de base familiar do Espírito Santo a adotarem diversas práticas de conservação.
Ente as medidas, estão ações de recuperação de áreas de recarga de água, como topos de morro e encostas, por meio de reflorestamento. Desta maneira, a infiltração da água da chuva ocorre suavemente no solo, evitando a erosão. Somam-se a isso práticas conservacionistas, como plantio em nível, cultivo em faixas, construção e manutenção de caixas secas e terraços. Além da conservação de água, é preciso adotar práticas sustentáveis de consumo, como irrigação localizada por microaspersão e gotejamento, que proporciona menor consumo e maior eficiência.
“Ações de conservação e utilização racional dos recursos hídricos sempre foram práticas empregadas pelo Incaper. Esses três anos de crise hídrica potencializaram o retorno efetivo dessas práticas, que têm sido muito elogiadas pelo produtores rurais”, disse Mauro Rossoni Junior, diretor-técnico do Incaper.
Conheça algumas das ações desenvolvidas pelo Incaper que contribuem para a preservação dos recursos hídricos no Espírito Santo:
- Ações de recuperação de Áreas de Proteção Permanentes (APP)
- Reservas legais
- Caixas secas
- Programa de Recuperação de Áreas Degradadas
- Terraceamento em lavouras
- Conservação de nascentes
- Implantação de fossas sépticas
- Construção de barragens
- Serviços de Agrometeorologia
- Manejo de irrigação
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper