23/07/2010 14h15 - Atualizado em 24/01/2019 12h23

Técnicos do Bandes se reúnem com consultores para aumentar a liberação de crédito no Estado

Ao longo de toda esta sexta-feira (23), técnicos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) estão reunidos com parceiros consultores da Região Sul do Estado em Cachoeiro de Itapemirim para tratar das melhorias no fluxo dos projetos de financiamento à agricultura familiar e a micro e pequenas empresas. A reunião foi dividida em duas etapas: pela manhã, com os parceiros consultores das linhas de crédito rural e à tarde, com os consultores das linhas de financiamento urbano.

Os parceiros consultores são profissionais qualificados para elaborar os projetos de financiamento tanto para empreendimentos da cidade quanto do campo, em todos os municípios capixabas. Durante o encontro desta sexta, eles poderão atualizar procedimentos e nivelar informações, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci).

De janeiro a junho deste ano, cerca de R$ 99,2 milhões em investimentos foram aprovados para empreendimentos nos municípios do interior do Estado. O valor corresponde, em sua maioria, a investimentos em agricultura familiar e em micro e pequenas empresas financiadas e representa mais do que o dobro dos seis primeiros meses do ano passado.

Segundo o diretor de Crédito e Fomento do banco, Everaldo Colodetti, o objetivo da reunião é repassar o fluxo do crédito desde o primeiro contato até a liberação dos recursos. “Queremos fazer operações com qualidade. Há regras, e queremos dar as melhores condições para os consultores para reduzir o percentual de retrabalho, o prazo de tramitação, o número de pendências e melhorar o acompanhamento dos projetos”, afirmou, durante a abertura da reunião, que conta também com a presença de parte da equipe de Crédito e Fomento, com o objetivo de aumentar a proximidade e estreitar o relacionamento dos consultores com os responsáveis pela análise das solicitações de financiamentos.

O diretor ainda destaca que nos últimos cinco anos, a atuação dos parceiros consultores ajudou no aumento do número de operações e na qualidade do atendimento ao cliente, que ganhou mais agilidade, considerando o potencial econômico de cada região capixaba.

Nas reuniões serão pontuadas as necessidades de melhora e os pontos fortes da parceria entre o Bandes e os consultores. “Precisamos nos preparar para avançar ainda mais nessa parceria, e isso requer conversa, dedicação, entendimento de ambas as partes”, destaca Colodetti.

Atendimento

O parceiro consultor representa a primeira etapa do atendimento ao cliente do Bandes. É ele quem entende qual a necessidade do empreendedor e orienta quanto às melhores opções de linhas de crédito para um empreendimento da cidade, no caso dos consultores urbanos, ou do campo, no caso dos consultores rurais. Depois desse primeiro atendimento, o parceiro consultor é o responsável por reunir a documentação do cliente e fazer as primeiras consultas cadastrais, para elaborar o projeto de financiamento e encaminhar a documentação ao Bandes.

Desde 2006, o Bandes vem investindo em informar e qualificar os seus parceiros consultores de forma a acompanhar e a orientar a elaboração dos projetos de financiamento, o que garante mais agilidade na liberação dos recursos. “O aumento no número de operações, sem perder a qualidade nos mostra que estamos no caminho correto”, diz o diretor do banco.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Bandes
Lena Mara Leite Gomes
Tel: 3331-4381 / 9944-8555
Bárbara Deps Bonato
Tel: 3331-4352/ 8157-8380

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard