04/10/2010 22h10 - Atualizado em 21/01/2019 12h52

Técnicos do Incaper recebem treinamento para aprimorar cultivo de uva no Estado

Com o objetivo de aprimorar as técnicas utilizadas no cultivo da videira no Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), está realizando juntamente com o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um treinamento para os técnicos do Incaper e das prefeituras de 13 municípios do Estado que possuem o cultivo da fruta e estão inseridos no Polo de Uva de mesa e Vinho do Espírito Santo.

O treinamento, que teve início nesta segunda-feira (04) e prossegue até quarta-feira (06),  no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) do Incaper Centro Serrano, pretende atualizar os técnicos que prestam assistência técnica aos produtores rurais do Estado sobre as mais modernas tecnologias de implantação, condução, colheita e pós-colheita na cultura.

O curso, promovido pelo Incaper, será ministrado pelos técnicos da Embrapa que estão realizando diversas pesquisas sobre o cultivo da uva na Estação Experimental de Viticultura Tropical de Jales, em São Paulo. Ao todo participam 26 técnicos de Santa Teresa, Região de Montanhas e Caparaó Capixaba, que deverão atuar como multiplicadores das mais novas técnicas de produção.

Atualmente o Polo de Uva possui uma área de 45 ha cultivados com a cultura, envolvendo cerca de 150 agricultores familiares. Em 2010 a produção estimada é de cerca de 700 toneladas da fruta In natura, aproximadamente 300 mil litros de vinho e cerca de 50 mil litros de suco, dentre outros produtos derivados da uva que geram 4,5 milhões de reais.

Polo de Uva de Mesa e Vinho

Como forma de atender as demandas do comércio local e regional, das indústrias artesanais de vinho e oferecer mais uma opção de renda com garantia de mercado para os produtores rurais, o Governo do Estado, por meio do Incaper e da Seag, em articulação com as prefeituras municipais,  criou o Pólo de Uva de Mesa e Vinho no Estado do Espírito Santo.

O Pólo visa à organização dos agricultores, à assistência técnica e ao desenvolvimento de tecnologias para melhoria da qualidade dos frutos e ampliação da produção e produtividade nos municípios que apresentam condições favoráveis para o cultivo da uva.

Os principais municípios produtores da fruta no Estado são: Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã e Mantenópolis. Dentre eles, destaca-se Santa Teresa, que detém aproximadamente 80% da produção estadual.

Programação:

Terça-feira (05)
08h00 – Condução da cultura
12h00 – Intervalo
13h30 – Nutrição e adubação
15h00 – Pragas e seu controle
16h00 – Condução (Prática)

Quarta-feira (06)

08h00 – Irrigação e clima para videira
10h15 – Doenças e controle
12h00 – Intervalo
13h30 – Colheita, mercado e pós-colheita de uvas.
15h00 – Irrigação e doenças (Prática)
16h00 – Encerramento

Informações à imprensa: