25/08/2010 21h59 - Atualizado em 22/01/2019 14h09

Técnicos do Incaper recebem treinamento para proteger o patrimônio cultural rural capixaba

Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), serão treinados para  conscientizar a população rural sobre a importância da preservação do patrimônio e da cultura. Por meio de uma parceria  com  a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), uma série de seminários abordarão a proteção da memória e da história capixaba, em especial a memória construtiva rural com risco de desaparecimento.

A ação faz parte do “Programa de Educação Patrimonial”. Três seminários regionais serão realizados, com duração de oito horas, para turmas de, em média, 35 pessoas. As palestrantes serão: Maria Izabel Perini Muniz, Andrea Aparecida Della Valentina, e Ramona Faitanin, arquitetas e especialistas em Patrimônio Histórico e Cultural.

Nesta quinta-feira (26), a reunião será no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Nordeste do Incaper, localizado em Linhares. Na sexta-feira (27), o treinamento acontece no CRDR Noroeste, em São Gabriel da Palha, e na terça-feira (31), em Cachoeiro de Itapemirim.

“No contato com as comunidades percebe-se uma falta de consciência sobre o significado de bens de valor cultural e o quanto a perda desses bens contribui para a desagregação afetiva da comunidade, tento em vista a perda de testemunhos de sua história e de sua identidade. Por isso, por meio deste Programa, objetiva-se a identificação, preservação, recuperação e expansão do patrimônio cultural do Espírito Santo”, afirma a coordenadora do Programa de Agroturismo do Incaper, Maria das Dores Perim. 

Segundo ela, o Estado é muito rico em culturas diversas, como as provenientes de colônias portuguesas, pomeranas, italianas, e também índígenas e quilombolas. Além disso, produtos da agroindústria, como o socol, ou o modo de lidar com a agricultura e construir são singularidades que transmitem a identidade do lugar. “Deve-se cuidar para que isso não se perca”, completa Dores.

Os técnicos do Incaper e policiais ambientais serão capacitados para identificar os bens que compõem o patrimônio cultural, em especial o patrimônio rural; cadastrar esses bens em formulário específico; e conscientizar jovens e adultos dos municípios e do meio rural sobre seu significado para a formação da identidade cultural de sua comunidade.

Os participantes dos seminários receberão um folder com conceitos, orientações e informações sobre tombamento, preservação, e identidade cultural.  Eles também vão contribuir com a construção de uma cartilha a ser lançada no Seminário Estadual de Educação Patrimonial, previsto para acontecer em novembro deste ano.


Programa de Educação Patrimonial

O “Programa de Educação Patrimonial” prevê a identificação, recuperação e expansão do Patrimônio Cultural do Espírito Santo. Começou em abril deste ano, quando 60 professores que atuam em 17 unidades de ensino da Escola Família Agrícola no Estado, participaram de um seminário, voltado para a área.

Para realizar este trabalho, a Secult contou com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag); Comando da Polícia Ambiental; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes); Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes); Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Instituto Sincades, e prefeituras envolvidas.


Calendário dos seminários:

Centros Regionais do Incaper

- Dia 26/08 - Nordeste – Linhares
- Dia 27/08 - Noroeste – São Gabriel da Palha
- Dia 31/08 - Região Sul/Caparaó – Cachoeiro do Itapemirim (Pacotuba)




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210

Assessoria de Comunicação da Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard