30/11/2010 15h55 - Atualizado em 16/01/2019 12h48

Tecnologia é usada no combate à criminalidade pelo Ciodes

Com seis anos de atuação, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190) vem fazendo uso constante da integração, tecnologia, metodologia e aprendizado contínuo para melhorar o seu atendimento e prestar um serviço cada vez mais eficaz para a sociedade.

Como o seu principal produto é atender emergências policiais e de socorro, o Ciodes desenvolve projetos para melhorar o recebimento dessas emergências. Um deles é o Alerta Vermelho, criado em janeiro de 2006 e ganhador do Prêmio Inoves, ciclo 2007.

Seu objetivo é desburocratizar, com o uso de metodologia e tecnologia, o atendimento das emergências priorizando todo e qualquer fato delituoso que esteja em andamento ou que tenha acabado de ocorrer. Foram inseridos procedimentos inovadores para contribuir com a redução do tempo de atendimento da polícia, que antes era de 30 minutos e agora é de 10 em média.

Com essa redução do tempo resposta, a população é melhor protegida e a Polícia Militar consegue chegar mais rápido à ocorrência, garantindo assim mais agilidade e qualidade no trabalho policial.

Um exemplo que ilustra que o recorde no tempo de resposta da polícia está sendo, alcançado foi registrado na tarde do dia 1º de abril de 2007, no município de Serra. Em apenas 35 segundos após o acionamento do Alerta Vermelho pelo Ciodes-190, a Polícia Militar conseguiu prender um assaltante e recuperar um veículo roubado.

A vítima tinha sido rendida por dois homens armados em Jacaraípe. Os bandidos fugiram com o veículo e deixaram a vítima, que imediatamente acionou o Ciodes. A ligação para o serviço de emergência contribuiu para o sucesso da ação policial, o que reforça a importância da participação da sociedade para o combate à criminalidade.

Outro projeto desenvolvido pelo Ciodes-190 desde 2008 é o Sistema Integrado de Monitoramento dos Atendimentos de Emergência (Simae). Através de um mapa digital é possível ver, em tempo real, o local em que as ocorrências que estão acontecendo e a posição das viaturas. De posse dessas informações, o Ciodes aloca e despacha o recurso que está mais próximo da emergência.

Também é possível visualizar com apenas um click sobre a marcação no mapa digital, as ocorrências já atendidas por meio dos boletins de atendimento. “Além de visualizarem o posicionamento territorial em um mapa digital, os Gestores de Segurança Pública podem abrir todos os boletins de determinada ocorrência, tendo então o domínio total de informação. E quem domina a informação, presta o melhor serviço”, finalizou o diretor do Ciodes, Major Nylton Rodrigues.

Assessoria de Imprensa do Ciodes-190
Priscila Barcelos, Karol Gazoni, Priscila Simões