21/09/2010 14h21 - Atualizado em 21/01/2019 16h23

Termina na sexta (24) o prazo para Conselhos e Secretarias Municipais de Assistência Social responder ao Censo SUAS 2010

Os gestores municipais de Assistência Social e os Conselhos Municipais têm até sexta-feira (24) para responderem ao questionário do Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) 2010. Todos os municípios deverão submeter-se ao Censo.

Pela primeira vez os Conselhos e a gestão das secretarias municipais e estadual de Assistência Social também participarão do Censo. Neste ano, o Censo será composto por quatro questionários específicos: Questionário da Gestão; Questionário dos Conselhos; Questionário dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Questionário dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A ação possibilitará que as instâncias envolvidas com o trabalho dos CRAS, CREAS, Conselhos e gestões das secretarias tenham um retrato da realidade, possibilitando o planejamento das ações para o seu aprimoramento e qualidade de estrutura e serviços e a qualificação do atendimento às famílias. A ação também facilitará o planejamento das ações de acompanhamento pelo Ministério e Estados do co-financiamento da União para os serviços da Proteção Social Básica e Especial do SUAS.

O prazo o preenchimento do Censo por parte das unidades de serviço (CRAS e CREAS) termina no dia 04 de outubro.

Papel da Setades

O Governo do Estado tem a responsabilidade de operacionalizar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e implementar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Por meio da Setades o Governo vem fortalecendo a parceria com os municípios, com a construção, reforma e equipamentos de CRAS, bem como financiando a manutenção dos serviços ofertados nos Centros, com recursos do Tesouro Estadual.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Setades
Edgard Corrêa/Flávia Pinheiro
ascom@setades.es.gov.br
Tels: 3380-2159 / 9949-3340
Texto: Edgard Corrêa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard