14/09/2010 21h57 - Atualizado em 21/01/2019 16h49

Termina no próximo dia 24 para os Conselhos e Secretarias Municipais de Assistência Social responder ao Censo SUAS 2010

Os municípios capixabas têm até o dia 24 deste mês para responderem ao questionário do Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) 2010. Todos os municípios, independentemente de terem ou não Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), deverão submeter-se ao Censo.

Pela primeira vez os Conselhos e a gestão das secretarias municipais e estadual de Assistência Social também participarão do Censo. Neste ano, o Censo será composto por quatro questionários específicos: Questionário da Gestão; Questionário dos Conselhos; Questionário dos CRAS e Questionário dos CREAS.

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializada de Assistência Social têm a data prorrogada até o dia 01 de outubro. Todos os municípios devem preencher os questionários de acordo com o número de unidades existentes, que estarão disponíveis no link do MDS (www.mds.gov.br/suas).

A ação possibilitará que as instâncias envolvidas com o trabalho dos CRAS, CREAS, Conselhos e gestões das secretarias, tenham um retrato da realidade de cada unidade, possibilitando o planejamento das ações para o seu aprimoramento e qualidade de estrutura e serviços e a qualificação do atendimento às famílias. A ação também facilitará o planejamento das ações de acompanhamento pelo Ministério e Estados do co-financiamento da União para os serviços da Proteção Social Básica e Especial do SUAS.

Os CRAS e CREAS são as principais unidades públicas da proteção social básica e especial, respectivamente, do Sistema Único de Assistência Social.

Orientação

Visando ao preenchimento correto dos questionários do Censo SUAS 2010, a Gerência de Proteção Social Especial (PSE) realizará nesta quarta-feira (15), das 9 às 12 horas, no auditório da Setades, uma reunião de orientação aos coordenadores do CREAS quanto aos procedimentos de preenchimento e alimentação das informações no Censo CREAS 2010.

Esta reunião visa a orientar e instrumentalizar os responsáveis por esta base de informações no município, com vistas a evitar dificuldades durante o processo de preenchimento do sistema, bem como subsidiar respostas que estejam de acordo com a realidade local, uma vez que o formulário deste ano já veio no contexto da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Papel da Setades

O Governo do Estado tem a responsabilidade de operacionalizar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) vem fortalecendo a parceria com os municípios, por meio da construção, reforma e equipamento de CRAS, bem como financiando a manutenção dos serviços ofertados nos Centros, com recursos do Tesouro Estadual.

Assessoria de Comunicação/Setades
Edgard Corrêa/Flávia Pinheiro