26/06/2017 17h08 - Atualizado em 26/06/2017 17h09

Território e Vigilância em Saúde é tema de discussões na terceira semana da Planificação da Região Norte

De segunda-feira (26) a sexta-feira (30), acontece mais um encontro da planificação da atenção à saúde, na Região Norte do Espírito Santo, envolvendo os facilitadores dos 14 municípios da região, divididos por Pólo: São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco e Pinheiros. Ao todo 132 profissionais de saúde participam do encontro. A região Norte é a região Laboratório para a Planificação da Atenção à Saúde no ES​.

De acordo com a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, os encontros irão discutir o tema “Território e Vigilância em Saúde”.

Nesta segunda (26), o público-alvo são os facilitadores da planificação da região norte​ da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)​, Superintendência Regional de São Mateus, dos 14 municípios​ e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Já nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), as discussões vão envolver toda equipe APS/ESF/PACS/VIS/ACE,UMI/ Hospital, Coordenador, Central Municipal de Regulação, NASF, Secretário, Prefeito, etc. Em cada município, há uma estimativa de participação de 2.400 pessoas. ​

Segundo Pretta, o clima é de muita interação entre os participantes e a expectativa é que haja muitas discussões sobre o tema, envolvendo vários atores municipais, também nas oficinas que acontecerão nesta terça e quarta.

Na quinta-feira (29) acontecem as Oficinas tutoriais nas Unidades laboratório da Planificação, nos quatro pólos e, na sexta-feira (30), a reunião de avaliação e planejamento realizada pelo Grupo Condutor Regional de Planificação Norte. ​

"A interação entre atenção primária à saúde e a vigilância em Saúde que envolve vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. O objetivo principal é integrar toda equipe municipal de agentes comunitários de saúde ACS, e agentes de combate a Endemias ACE, em processos de trabalhos conjuntos dentro cada área em cada território da APS​”, disse.

Penicilina

Também durante a semana será discutido sobre a administração da penicilina benzatina nas unidades básicas de saúde principalmente no tratamento da sífilis adquirida e na sífilis na gestação.

As discussões vão girar em torno da possibilidade de a penicilina poder ser administrada por profissionais da enfermagem nas unidades de saúde, após prescrição de um médico, e também se os enfermeiros poderão prescrever a penicilina de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, facilitando o tratamento da doença mais perto do cidadão. ​

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard