21/10/2010 18h27 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

TI do Estado avança com inauguração do Data Center do Prodest

Criatividade, tecnologia, emoção e alegria marcaram a inauguração do primeiro Data Center do Estado, que aconteceu na noite desta quarta-feira (20), na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória.

Diretores e funcionários da autarquia prestigiaram o evento que teve a participação do governador Paulo Hartung, de secretários de Estado e de gestores de TI de diversos órgãos estaduais. Ao lado do presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, Hartung descerrou a placa de inauguração, dando início à solenidade.

 


 

Junto com a primeira dama Cristina Gomes, o governador foi conduzido pela diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, para conhecer as dependências do Data Center, como a sala cofre (local com 159m² que  protege os equipamentos eletrônicos contra fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos) e a sala de videomonitoramento, onde é possível acompanhar o funcionamento dos equipamentos.

Numa tenda montada no terceiro andar do prédio do Prodest, os demais participantes puderam acompanhar essas atividades por meio de telões. Após a visita ao Data Center, o governador e os diretores do autarquia foram ao terraço para o segunda etapa da solenidade.

Marco

A diretora administrativa do Prodest, Samira Masruha Bortolini, fez um discurso emocionado que relatou a trajetória da autarquia nos últimos oito anos. “Agradeço a Deus, aos meus familiares a e aos colegas de trabalho por termos vencido esse desafio. Em 2003, tínhamos uma dívida de R$ 68 milhões que, felizmente, já foi paga. Conseguimos fazer dois concursos públicos e um novo plano de cargos e salários. Além disso, estamos reformando a sede do Prodest e temos forças para novos desafios. É um sonho concluir essa obra do Data Center”, festeja.

Na avaliação de Coutinho, a inauguração do Data Center é um marco muito importante para a TI do Estado. “É inegável que os funcionários da autarquia colaboraram para essa obra que nos colocou em perfeitas condições de atender à demanda de todos os órgãos estaduais. Anteriormente, tínhamos um ambiente com risco de interrupções de nossos serviços devido à queda de energia. Hoje, isso não acontece mais por causa da duplicidade de geradores. O Data Center é uma realidade e já está se tornando uma referência nacional”, enfatiza. 

Setor Público

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, disse que está satisfeito por ter participado de um projeto de grande envergadura.  “O atual Governo conseguiu concretizar a obra do Data Center. Temos equipamentos de ponta para dar mais segurança e disponibilidade a sistemas importantes, relacionados com a educação, saúde e segurança. Isso vai nos ajudar a prestar um serviço cada vez melhor aos capixabas”, ressalta.

Hartung afirma que o Data Center é fundamental para as ações do Estado estarem cada vez mais voltadas para a população. “É muito gratificante inaugurar uma obra desse tipo em final de mandato, porque vejo o setor público cumprindo a sua missão de satisfazer as necessidades do cidadão. Vocês não têm ideia da minha realização pessoal de liderar essa obra coletiva que estamos fazendo em terras capixabas com qualidade e respeito ao erário”, comemora o governador. 

Estrutura

Com uma área de 1.400 m², o Data Center tem refrigeradores para controle de temperatura e umidade, além de sistemas de detecção e combate a incêndio. Outro destaque é a sala colocation - espaço destinado para que servidores de outras instituições estatais estejam hospedados. Na sala de controle, está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas cada um. O dispositivo permite acompanhar o funcionamento dos computadores, servidores, instrumentos de combate a incêndio e os demais equipamentos, que integram o novo ambiente.

Parte Elétrica

Para o assessor técnico do Prodest e responsável pelo projeto da obra, Renato Ferraz, o Data Center faz com que os dados relacionados às atividades do Governo estejam mais seguros e com maior integridade. Ele, ainda, destaca que a parte elétrica é composta por subestação, geradores, transformadores, nobreaks, entre outros equipamentos.

“Quando um dos componentes do sistema elétrico não funcionar de forma adequada, poderá ser substituído sem interrupções no fornecimento de energia devido à duplicidade dos aparelhos. Dessa forma, estaremos mais bem protegidos contra eventuais problemas”, explica Ferraz.

Sistemas

O Data Center contribui para a melhoria dos serviços públicos estaduais oferecidos à população. Isso porque dá mais segurança e disponibilidade para sistemas importantes, como o Gestão Hospitalar (responsável por verificar a disponibilidade de leitos de urgência e emergência e pela ata de registro de preço de medicamentos), o Farmácia Cidadã (controle do processo de solicitação e de encaminhamento dos medicamentos de alto custo para a população), a Agência Virtual da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), diversos sites governamentais e a Delegacia On-Line.

O novo ambiente possibilita ao Prodest manter o processamento das informações do Sistema de Gestão Escolar (disponibiliza o boletim eletrônico de desempenho dos estudantes na web), do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes) e do Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP), que controla operações referentes à produção, recebimento, registro e tramitação de processos do Poder Executivo.

Também está mais segura a hospedagem do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) e do Sistema Integrado de Informações Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases). O primeiro centraliza e gerencia todos os dados e procedimentos de compras e de patrimônio do Estado. O segundo é utilizado para a disponibilização, compartilhamento e divulgação de informações geoespaciais on-line.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3224-6586
comunicacao@prodest.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard