13/08/2024 16h40

Transcol leva grupos de congo e transporta cultura para encontro de folclore

Foto: Zanette Dadalto

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), em parceria com o Museu Vivo da Barra do Jucu, em Vila Velha, realizará uma operação especial para transportar os músicos que participarão do projeto "IV Encontro do Folclore - Saberes Populares, Caminhos do Amanhã. O evento, que será sediado na Barra do Jucu, no próximo domingo (18), reúne bandas de congo, jongos, bois pintadinhos, blocos tradicionais de rua, folia de reis, com suas diversidades culturais e sonoras, para integrar o calendário de comemorações do Dia Nacional do Folclore, que é celebrado oficialmente no dia 22 de agosto.

A operação contará com cinco ônibus do sistema Transcol, que buscarão os 500 brincantes, como são chamados os integrantes dos grupos, em diferentes localidades da Grande Vitória, a partir das 12 horas, e os levarão ao evento, com retorno programado para às 19 horas, após o horário planejado para o término das apresentações.

"A Ceturb, como gestora do transporte público estadual, entende que sua missão vai além de simplesmente levar as pessoas de um ponto a outro. Acreditamos que o transporte é um vetor de transformação social e cultural. Por isso, nos sentimos extremamente felizes em poder contribuir para este encontro, garantindo que todos possam chegar até aqui com segurança e conforto”, frisa o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.

O encontro reunirá as Bandas de Congo de Bicanga (Serra), Panela de Barro e Amores da Lua (Vitória), Mestre Tagibe e Taquaruçu (Cariacica), Raízes da Barra, Tambor Jacaranema original e mirim e Mestre Alcides (Barra do Jucu - Vila Velha), Tupinikim (Aracruz) e de Regência (Linhares); o grupo de Folia de Reis (Mimoso do Sul); os Bois Chapado e Xodó (Muqui); o Grupo Folclórico Jaraguá, (Anchieta); além dos blocos da Vaquinha, Mulinha, e Mascarados, com Bonecos Gigantes Barrenses, acompanhados da Batucada do Bloco Surpresa, tradicionais no carnaval de rua da Barra do Jucu, em Vila Velha.

O dia será finalizado com os grupos convidados percorrendo o “Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu”, em um espetacular cortejo aberto a toda a população capixaba, saindo da Praça Pedro Valadares, passando pela Praia do Barrão e seguindo até o “Kintal” do Bloco Surpresa.

O encontro tem o intuito de reconhecer os grupos convidados e exaltar as especificidades de cada um deles, dando maior visibilidade para as expressões e patrimônios culturais capixabas, fomentando o desenvolvimento socioeconômico, turístico e cultural da região. A coordenadora do evento, Lena Côgo, destaca a importância da divulgação a respeito da diversidade artística do Espírito Santo que é possibilitada pelo Encontro: “Será um momento importante para a cultura capixaba e para Vila Velha, receber todos esses brincantes e possibilitar a troca entre os grupos, fomentando a vasta sabedoria popular capixaba”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz